Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44067
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A violência política no pensamento de Antonio Gramsci (Quaderni del cárcere: 1929-1935)
Autor(es): Galastri, Leandro Oliveira
Palavras-chave: Violência Política;Grupos Subalternos;Classes Sociais;Cadernos do Cárcere;Antonio Gramsci
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: GALASTRI, Leandro Oliveira. A violência política no pensamento de Antonio Gramsci (Quaderni del cárcere: 1929-1935). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p. 257-289, jul./out. 2019.
Resumo: A política, de modo abrangente, se constitui por um conjunto de relações de força entre grupos em sociedade com vistas a fazer valer seus interesses da forma mais ampla possível. O desdobramento último dessas relações de força é a violência física, respaldada juridicamente quando exercida pelo Estado. O entendimento da violência como política desdobrada em sua última instância perpassa grande parte da tradição do pensamento político moderno. Para a tradição marxista, o sujeito principal das relações de força, tanto na dimensão nacional quanto na internacional, são as classes sociais e suas frações. As classes sociais na sociedade civil e seus representes na cena institucional-partidária são os agentes políticos por excelência das sociedades capitalistas. Levando-se devidamente em conta a centralidade das classes sociais na estruturação das relações de força nas sociedades capitalistas, a violência também aparece, na tradição marxista, como elemento último da política. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44067
ISSN: 2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_logalastri.pdf219,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.