Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44087
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relato sobre o uso de uma ferramenta de desenvolvimento de jogos para o ensino introdutório de lógica de programação
Autor(es): Coutinho, Emanuel Ferreira
Bonates, Mara Frankling
Moreira, Leonardo Oliveira
Palavras-chave: Ensino de lógica;Ensino de lógico - Esforço docente;Ensino de lógica - jogos digitais (Game Maker) - Ensino
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFSCar
Citação: COUTINHO, Emanuel Ferreira; BONATES, Mara Frankling; MOREIRA, Leonardo Oliveira. Relato sobre o uso de uma ferramenta de desenvolvimento de jogos para o ensino introdutório de lógica de programação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 689-698.
Resumo: O ensino de logica de programação e consequentemente a codificado são tarefas que requerem muito esforço por parte dos docentes. Além disso, auxiliar o aluno a associar a teoria com a pratica é uma tarefa complexa, pois os alunos geralmente ingressam nos cursos de graduação possuindo os mais diversos perfis. Uma dificuldade comum e como ensinar logica de programação de maneira que o aluno se veja motivado a aprender, ao mesmo tempo em que eles se preparam para utilizar uma ferramenta de codificação e aplicar os concei- ˜ tos na pratica. O objetivo deste trabalho ´ e relatar a experiencia da utilização de uma ferramenta específica para o desenvolvimento de jogos digitais (Game Maker) para o ensino de logica de programação em um curso de graduação.
Abstract: Teaching programming logic and consequently coding are tasks that require a substancial amount of effort from the professors. In addition, helping students to associate theory with practice is a complex task, since students usually enter undergraduate courses with the most diverse capabilities and talents. A common difficulty among teachers is how to teach programming logic so that the student is motivated to learn, while getting prepared to use a coding tool and applying the concepts in practice. The objective of this work is to report the experience of using a specific tool for the development of digital games (Game Maker) in the teaching of programming logic in an undergraduate course.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44087
ISSN: 2316 8889
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_efcoutinho.pdf328,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.