Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44228
Tipo: TCC
Título: Monitoramento das galerias pluviais existentes em algumas Praias da Costa Leste de Fortaleza
Autor(es): Catter, Karla Maria
Orientador: Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Palavras-chave: Água - Poluição;Águas Pluviais - Monitoramento;Praias de banhos;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2001
Citação: CATTER, Karla Maria. Monitoramento das galerias pluviais existentes em algumas Praias da Costa Leste de Fortaleza. 2001. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.
Resumo: 0 lançamento de águas contaminadas no meio aquático, sem obedecer um processo de saneamento básico, resultará na poluição do meio. As conseqüências são contaminações do ambiente por bactérias, virus ou parasitas, causando enorme distúrbios A saúde humana; contaminação da flora e fauna aquáticas; aspectos desagradáveis, maus odores, materiais em suspensão e alteração na coloração normal da água, entre outras. Este trabalho teve como propósito monitorar algumas galerias pluviais existentes na Costa Leste de Fortaleza e analisar as águas do mar onde essas deságuam. Foram realizadas 15 coletas das amostras de água das galerias e das águas das praias onde elas se localizam, entre os meses de setembro de 2000 a março de 2001. Os testes empregados foram os de colimetria através da técnica do Número Mais Provável (NMP) de coliformes totais (CT) e fecais (CF). As amostras das galerias da Estátua de Iracema e Imperial Othon Palace Hotel foram as mais contaminadas com dejetos fecais, seguidas da galeria do Esplanada Hotel. A primeira e a segunda apresentaram um total de 100% das amostras com CF > 1000/100mL. Na galeria em frente ao Esplanada Hotel, o total de amostras, nesse intervalo de contagem, foi de 64,3%. Para as águas do mar receptoras da galeria do Riacho Maceió, o índice das amostras com NMP de CF >1000/100mL foi de 46,6% na Estátua de Iracema, 20% em frente ao Imperial Othon Palace e 13,3% em frente ao Esplanada Hotel. Das 180 cepas isoladas, 118 foram classificadas como Escherichia coll. A análise de variância, ao nível de 5%, mostrou que não houve diferença significativa entre a maré alta e a maré baixa no mesmo ponto de coleta, tanto das galerias como das praias. Houve diferença significativa no teste de Tukey, dos resultados das amostras da galeria em frente ao Esplanada Hotel em maré baixa, com aqueles da galeria em frente ao Imperial Othon Palace, em maré alta. Houve também diferença significativa, ao nível de 5%, quando comparou-se as águas do mar, em frente ao Esplanada Hotel em maré alta, e o ponto do mar em frente a Estátua de Iracema (Riacho Maceió) em maré baixa. 0 mesmo aconteceu com a praia em frente ao Imperial Othon Palace em maré alta e as
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44228
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_tcc_kmcatter.pdf36,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.