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Tipo: TCC
Título: "O importante é desenvolver a oralidade, até pra trabalhar a pronúncia correta das palavras e, logicamente, a escrita": Concepções sobre a relação entre oralidade e escrita no ensino da língua portuguesa
Autor(es): Azevedo, Andressa Sousa de
Orientador: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palavras-chave: Alfabetização;Escrita;Oralidade
Data do documento: 2015
Citação: AZEVEDO, A. S. "O importante é desenvolver a oralidade, até pra trabalhar a pronúncia correta das palavras e, logicamente, a escrita": Concepções sobre a relação entre oralidade e escrita no ensino da língua portuguesa. 2015. 51 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: Este trabalho objetiva investigar as concepções de uma professora do Ensino Fundamental sobre a relação entre fala e escrita no processo de alfabetização, bem como analisar de que modo o trabalho didático com a oralidade se apresenta no livro de Português utilizado em sala. Compreende-se que a comunicação é uma necessidade humana, neste sentido, cabe à escola auxiliar as crianças no processo de desenvolvimento da oralidade, da escrita e da leitura, sem negligenciar um conhecimento em detrimento de outro. Entretanto, a relação entre fala e escrita foi historicamente marcada por uma dicotomia e, somente após os anos 1990, a fala passou a ser considerada como objeto de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, através de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, investigou-se a concepção de professores do 3º ano do Ensino Fundamental sobre a relação entre fala e escrita, assim como as implicações em sua prática docente. Para isto, recorreu-se a uma pesquisa de campo utilizando-se das técnicas de observação, entrevista e análise de conteúdo do livro didático de Português. Os resultados demonstram que, no contexto investigado, os professores preocupam-se mais com o ensino das competências de leitura e escrita do que com a fala, do mesmo modo, a fala ainda é vista como o lugar do erro e precisa ser “consertada”. Diante dos dados evidenciados, conclui-se que, mesmo com os avanços nas pesquisas e nas discussões sobre o tema, as concepções da professora e as atividades propostas no livro didático perpetuam a visão dicotômica entre fala e escrita.
Abstract: This study aims to investigate the teacher concepts’ of elementary school on the relationship between speech and writing in the literacy process, and examine how the didactic work with orality is presented in Portuguese book used in class. It is understood that communication is a human need, in this sense, is the school help children in the development process of orality, writing and reading, while addressing knowledge over another. However, the relationship between speech and writing was historically marked by a dichotomy, and only after the 1990s, the speech came to be regarded as a teaching and learning object. In this perspective, through a qualitative research of descriptive nature, investigated the design of teachers of the 3rd year of elementary school on the relationship between speech and writing, as well as the implications on their teaching practice. For this, we used a field research using the techniques of observation, interviews and teaching of Portuguese book content analysis. The results show that in the investigated context, teachers are more concerned with the teaching of reading and writing skills than with speech, likewise, speech is still seen as the place of the error and needs to be "repaired". Given the evidenced data, it is concluded that, despite advances in research and discussions on the subject, the conceptions of the teacher and the activities proposed in textbooks perpetuate the dichotomy between speech and writing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44330
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