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Title in Portuguese: As motivações para o voto em eleitores da cidade de Fortaleza
Author: Magalhães, Suelen Figueirêdo
Advisor(s): Lima, Valmir Lopes
Keywords: Eleitores - Atitudes
Participação política
Issue Date: 2012
Citation: MAGALHÃES, S. F. As motivações para o voto em eleitores da cidade de Fortaleza. 2012. 52 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Abstract in Portuguese: Vários estudos buscam compreender as motivações dos eleitores na hora de decidir o voto. Em meio a diversos estudos que buscam elucidar o comportamento do eleitor, foi feita uma breve revisão bibliográfica. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo com 45 eleitores, divididos pelo critério de renda, uma vez que foi sugerido em um dos livros que eleitores em rápida ascensão econômica mudariam também seu comportamento eleitoral. Os questionários foram aplicados de acordo com a divisão de classes econômicas realizada pelo Critério de Classificação Econômica Brasil, medido pela Fundação Getúlio Vargas. Assim, pode-se estratificar as rendas em 5 faixas, para a facilitação da aplicação dos questionários, de caráter qualitativo e estruturado. Concluiu-se que os eleitores pesquisados são dificilmente enquadrados em um perfil ideal de eleitor, sendo influenciados não apenas pela mídia, como comumente citado pela bibliografia. Além desta, o eleitor procura familiares para decidir o voto, entrevistados que trabalham em período eleitoral, acabam votando para quem trabalham. Poucos aparecem como eleitores racionais, não só pela falta de tempo para sê-lo, mas pela falta de interesse de muitos entrevistados para fazê-lo.
Abstract: Several studies seek to understand the motivations of the voters in deciding their vote. In the midst of several studies that explain the behavior of voters, was a brief literature review. Next, was performed a field survey with 45 voters, divided by income criteria, as was suggested in one of the books that voters in rapid economic rise also would change their electoral behavior. The questionnaires were administered according to the division of economic classes conducted by Economic Classification Criterion Brazil, measured by the Getulio Vargas Foundation. Thus, it can be stratified into 5 income groups, for facilitating the questionnaires, qualitative and structured. It was concluded that the electors that were entevied are hardly put in a profile of ideal elector. They are not influenciend just by the mídia, like the bibliography ordinarily affirms. Beyond this, the elector seeks for help in his/her family in order to decide in who to vote. Those who works during an electoral campaing, many times ending up voting for the person that they were working for. Few appear as rational voters, not only by lack of time but also by the lack of interest of many respondents to do so.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44338
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS SOCIAIS - Monografias

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