Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44342
Title in Portuguese: Poder e consentimento: Formação e manutenção da base de sustentação do governo Cid Gomes (2007-2010)
Author: Cunha, Brenda dos Santos Barboza
Advisor(s): Lima, Valmir Lopes de
Keywords: Ciências sociais
Issue Date: 2012
Citation: CUNHA, B. S. B. Poder e consentimento: Formação e manutenção da base de sustentação do governo Cid Gomes (2007-2010). 2012. 89 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Abstract in Portuguese: A tendência para a formação de uma maioria parlamentar de apoio ao Executivo estadual tem sido observada na política cearense desde as eleições de 1986. Embora dotado de uma maioria, todos os mandatos estaduais subsequentes concorreram no Plenário com uma bancada de oposição. O Governo de Cid Gomes, assim como os governos anteriores, inaugurou seu primeiro mandato (2006-2010) com a predominância de sua base de apoio na Assembleia Legislativa. No entanto, diferentemente dos demais, sua bancada de sustentação abrangeu quase a totalidade dos parlamentares, conquistando, assim, apoio hegemônico. O fato chamou atenção, pois, do início até as vésperas das eleições seguintes, Cid pôde gozar da ausência de uma bancada de oposição sistematizada, incapaz de fazer frente a seu governo. Para estudar esse evento político singular na política cearense, debruço-me sobre a história da política recente do Ceará, percorrendo em seguida os mecanismos institucionais existente no sistema político brasileiro que permitem compreender e explicar o fenômeno da ampla base de sustentação parlamentar. Traçando o perfil político e das bases eleitorais dos deputados estaduais eleitos em 2006, foi possível lançar luz sobre esse enigma do consentimento político atualmente existente na política cearense.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44342
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS SOCIAIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_bsbcunha.pdf801,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.