Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44645
Tipo: TCC
Título: O mercado de trabalho feminino na cidade de Fortaleza: aspectos setoriais
Autor(es): Pinto, Augusto César Rodrigues de Farias
Orientador: Haguette, André
Palavras-chave: Mulheres - Emprego - Fortaleza;Mercado de Trabalho - Fortaleza
Data do documento: 2000
Citação: PINTO, Augusto César Rodrigues de Farias. O mercado de trabalho feminino na cidade de Fortaleza: aspectos setoriais. 2000. 78f. Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Ciências Sociais, Fortaleza, 2000.
Resumo: A luta das mulheres no âmbito da sociedade, por uma atuação dinâmica, participativa e progressiva, vem sendo manifestada desde o início do século XX, notadamente no mundo capitalista. O que mais se pretende é romper os paradigmas e os grilhões do passado, que mantinham a atuação feminina em estado latente, próprio de uma sociedade arcaica, preconceituosa e decadente. Desse modo a luta das mulheres não se prende só ao ponto de vista social, já assumiu uma conotação política e econômica na ocupação de espaços para sua atuação. O objetivo da presente monografia é de evidenciar, através de um enfoque técnico e científico, o comportamento do mercado de trabalho feminino em três empresas, quais sejam: MODART - CONFECÇÕES LTDA., PUMATEC - TECNOLOGIA E SERVIÇOS LTDA. e CAFÉ FINOS DE FORTALEZA LTDA. A pesquisa concluiu que há uma grande diversidade social no mercado de trabalho feminino, tanto na contratação dessa mão-de-obra, como na indicação de cargos de chefias; como também que a contribuição da mão-de-obra feminina é maior nas empresas que operacionalizam métodos e processos de características femininas, nas quais há maior gestão participativa das mulheres, inclusive na composição de grupos de trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44645
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS SOCIAIS NOTURNO- Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_tcc_acrfpinto.pdf47,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.