Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44702
Tipo: TCC
Título : Uso do Role Playing Game (RPG) no ensino de Geografia.
Autor : Azevedo, Nill Chesther Nunes de
Tutor: Muniz, Alexsandra Maria Vieira
Palabras clave : Geografia;Educação;RPG;RPG Pedagógico;Jogos
Fecha de publicación : 2019
Citación : AZEVEDO, Nill Chesther Nunes de. Uso do Role Playing Game (RPG) no ensino de Geografia. 2019. 131 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Diante dos desafios do ensino escolar em Geografia, que faça o aluno compreender as relações sociedade e natureza na sua realidade e o torne um sujeito crítico e atuante no seu espaço geográfico, os recursos didáticos se apresentam como ferramentas que rompem o cotidiano da aula tradicional, proporcionando novos meios de aprendizagem dinâmicos e prazerosos. É neste contexto que temos o RPG pedagógico como ferramenta de ensino. Para o ensino de Geografia a literatura é escassa, há uma necessidade de um olhar geográfico dentro do RPG pedagógico, para que o ensino de geografia não fique apenas na descrição do cenário do jogo. Como problemática temos: De que forma o RPG pedagógico como metodologia de ensino pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das aulas de Geografia? O objetivo geral é analisar como o RPG Pedagógico como metodologia de ensino pode auxiliar na aprendizagem dos conteúdos de Geografia. Os objetivos específicos são: Investigar como o RPG pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem das aulas de geografia; Discutir sobre as diversas metodologias de aplicação do RPG no ensino de Geografia, inclusive no contexto da educação inclusiva; Construir um material pedagógico (RPG) e intervindo no espaço escolar (aula de geografia). Os procedimentos metodológicos foram: pesquisa bibliográfica, análise teórica, preparação do material de RPG, intervenções nas aulas de Geografia da educação básica com feedback dos alunos através da aplicação de questionários e entrevistas com professores e a consequente tabulação dos dados coletados e análise dos resultados com a realização de gráficos. Através das intervenções de sessões de RPG em 4 turmas diferentes de 3 escolas foram colhidos resultados, que vieram a ratificar a importância e viabilidade do desenvolvimento de metodologias voltadas ao uso do RPG pedagógico, nas aulas de Geografia. Apesar de algumas dificuldades, a metodologia demonstrou ser satisfatória, pois os alunos puderam aplicar de modo prático seus conhecimentos para resolver situações problemas. Aprendizagens dentro do RPG foram possíveis, através da cooperação, socialização, criatividade e interdisciplinaridade.
Abstract: Faced with the challenges of school education in Geography, which makes the student understand the relationships society and nature in their reality and make it a critical and active subject in its geographic space, didactic resources are presented as tools that break the quotidian of the traditional classroom, providing new dynamic and enjoyable learning environments. It is in this context that we have the pedagogical RPG as a teaching tool. For the teaching of Geography literature is scarce, there is a need for a geographic look within the pedagogical RPG, so that the teaching of geography is not only in the description of the scenario of the game. How problematic we have: How can the pedagogical RPG as teaching methodology help in the teaching and learning process of Geography classes? The general objective is to analyze how the Pedagogical RPG as teaching methodology can help in learning the contents of Geography. The specific objectives are: Investigate how RPG can help in the teaching process learning of geography classes; To discuss the different methodologies of application of RPG in the teaching of Geography, including in the context of inclusive education; Construct a pedagogical material (RPG) and intervene in the school space (geography class). The methodological procedures were: bibliographic research, theoretical analysis, preparation of RPG material, interventions in Geography classes of basic education with feedback of students through the application of questionnaires and interviews with teachers and the consequent tabulation of data collected and analysis of the results with the realization of graphics. Through the interventions of RPG sessions in 4 different classes from 3 schools, results were obtained, which came to ratify the importance and feasibility of developing methodologies for the use of pedagogical RPG in Geography classes. Despite some difficulties, the methodology proved to be satisfactory, since the students were able to apply their knowledge to solve practical problems in a practical way. Learning within the RPG was possible, through cooperation, socialization, creativity and interdisciplinarity.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44702
Aparece en las colecciones: GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_ncnazevedo.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.