Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44923
Tipo: Resumo
Título: A ambientação dos ingressantes no curso de bacharelado em química e o acompanhamento da disciplina de química geral I: um panorama sobre a ótima da evasão
Autor(es): Bezerra, Lucas Fonseca
Sousa, Dayane Vieira de
Magalhães, Antonio Carlos
Almeida, Maria Mozarina Beserra
Palavras-chave: Evasão;Curso de Química;Química Geral
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BEZERRA, Lucas Fonseca et al. A ambientação dos ingressantes no curso de bacharelado em química e o acompanhamento da disciplina de química geral I: um panorama sobre a ótima da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A evasão tem sido objeto de muitos estudos educacionais a fim de propor possíveis soluções. Verifica-se que no primeiro ano de curso a evasão é de 2 a 3 vezes maior que nos anos seguintes. Sendo assim, a ambientação dos estudantes recém-chegados à universidade é um ponto crucial para diminuir a evasão. E é nesse contexto que atuam os Monitores de Projeto do Curso de Química Bacharelado. Esse estudo teve objetivo de realizar a ambientação dos alunos ingressantes no Curso em 2016, além de acompanhamento das disciplinas de maior índice de reprovação, com vistas a diminuir a evasão. A metodologia consistiu em duas partes: primeiramente propiciou-se a ambientação (através de recepção dos ingressantes, palestras com professores dando boas vindas e apadrinhamento dos ingressantes pelos monitores, etc) e secundariamente cada um dos bolsistas realizou acompanhamento pedagógico de uma disciplina como Química Geral, Química Orgânica I e Físico-Química I. Este trabalho relata algumas dessas atividades e discute as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na disciplina de Química Geral, tendo como base a aplicação de questionários semiabertos. Nesses questionários, os alunos responderam, dentre outros itens, a principal dificuldade na disciplina, o que mais consideram que contribuiu para sua aprovação ou reprovação e se estão motivados ou não a continuar no curso. Os resultados mostraram, por exemplo, que o conteúdo de maior dificuldade é estequiometria (56% dos entrevistados) e que 88% dos estudantes se sentem motivados a continuar no curso. Todavia, todos os estudantes que não se sentem motivados a continuar a graduação reprovaram a disciplina de Química Geral I. Isso demonstra o impacto negativo da falta de motivação para o Curso, levando às reprovações e consequentemente a evasão dos alunos. Dessa forma, espera-se que o panorama traçado neste trabalho sirva de guia para as próximas atividades da Monitoria de Projetos, bem como para docentes que compõem o Curso de Química.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44923
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lfbezerra.pdf50,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.