Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4493
Tipo: Dissertação
Título: Autoformação e consciência de classe no Sindicato dos Trabalhadores Gráficos no Estado do Ceará
Autor(es): Bezerra, Tânia Serra Azul Machado
Orientador: Arrais Neto, Enéas de Araújo
Palavras-chave: Consciência de Classe;Autoformação;Economia Política;Trabalhadores da indústria gráfica - Educação - Fortaleza(CE);Consciência de classe - Fortaleza(CE);Trabalhadores da indústria gráfica - Fortaleza(CE) - Atividades políticas;Sindicatos - Trabalhadores da indústria gráfica - Fortaleza(CE);Sindicalismo - Fortaleza(CE);Sindicato dos Trabalhadores Gráficos no Estado do Ceará
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Autoformação e consciência de classe no Sindicato dos Trabalhadores Gráficos no Estado do Ceará. Dissertação (Mestrado) , Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2007.
Resumo: O presente estudo analisa o contexto contemporâneo de precária proteção social e de constante transferência de responsabilidade para o trabalhador, em meio às metamorfoses por que passou o capitalismo, nas últimas décadas do século XX, uma vez que o processo produtivo reestrutura-se para atender a uma intensificação da exploração do trabalho, baseada nas leis de mercado, efetivando as necessidades fundamentais da manutenção do lucro na produção. Diante de tal cenário elegemos, então, como foco central de nossa pesquisa um grupo de estudos composto por trabalhadores que se reúnem no Sindicato dos Trabalhadores Gráficos no Estado do Ceará, o intuito, portanto, é observar esse movimento de reorganização produtiva, a fim de perceber seus impactos sobre a classe trabalhadora. Os sujeitos de nossa investigação passam por uma autoformação, para estudar assuntos diversos: Economia Política, Filosofia e Neoliberalismo, como também outros temas da atualidade que envolvem a conjuntura política atual, na provável tentativa de encontrar saídas contra a atual empreitada capitalista. É útil destacar que o grupo de trabalhadores em processo de formação tem utilizado um referencial teórico marxista, fato que nos instiga significativamente às intenções investigativas. Isso porque, não nos parece comum, em meio a um cenário de fragmentação da classe trabalhadora e de destituição da luta sindical, encontrarmos indivíduos com baixo índice de escolaridade, interessados em estudar Marx. Cumpre, portanto, indagar: que condições objetivas conduziram à formação de tal grupo? Nosso objeto de pesquisa se propõe, por fim, a apreender o educativo no tecido das relações sociais, mais especificamente no seio da classe trabalhadora, no intuito de refletir sobre sua função contraditória, necessária no estabelecimento da consciência de classe dos trabalhadores. Já é, de longe, discutido em nosso meio o caráter situado da educação, isto é, como esta opera no âmbito das relações sociais e as suas funções na dinâmica da reprodução social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4493
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_TSAMBezerra.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.