Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44958
Tipo: TCC
Título: Sustentabilidade e conhecimento: uma análise da atitude do consumidor em relação a transgênicos e orgânicos
Autor(es): Serpa, Renata Ramos
Orientador: Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Palavras-chave: Sustentabilidade;Transgênicos;Orgânicos;Organismos geneticamente modificados
Data do documento: 2019
Citação: SERPA, Renata Ramos. Sustentabilidade e conhecimento: uma análise da atitude do consumidor em relação a transgênicos e orgânicos. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: Com o crescimento da população, a tecnologia torna-se fator fundamental para o aprimoramento e para a eficácia dos processos produtivos. Como forma de atender não só as demandas da população, bem como os desejos específicos de cada público, surgem os organismos geneticamente modificados, que estão presentes desde a vida animal até os alimentos mais básicos do cotidiano, ocasionando, assim, a divisão do mercado de alimentos em duas vertentes: orgânicos e transgênicos. O objetivo geral da presente pesquisa é investigar a atitude de pessoas que fazem compras em supermercado eventualmente ou sempre, em relação a transgênicos e orgânicos: o que conhece sobre suas respectivas características, vantagens, riscos e selos de identificação, e o que sente em relação a eles. Para atingir os objetivos aqui propostos, utilizou-se pesquisa do tipo survey com 140 pessoas de 20 a 70 anos de idade. Os resultados mostram que, por parte de pessoas que fazem compras em supermercado eventualmente ou sempre, há mais conhecimento a respeito dos orgânicos do que dos transgênicos. Além disso, muitos que conhecem sobre transgênicos; têm noção dos riscos que trazem à saúde e têm muito interesse em trazer os orgânicos para a rotina, mas, se mostram conformados com o fato dos transgênicos estarem presentes no seu cotidiano. Foi possível definir a falta de conhecimento e o preço como os principais itens críticos de distanciamento da compra dos orgânicos, e isso pode representar uma grande oportunidade para o mercado de orgânicos.
Abstract: With population growth, technology becomes essential fator for the improvement and effectiveness od productive processes. As a way to assist not only the demandas of the population, but also the specific desires of each public, genetically modified organisms arise, which are presente from animal life to the most basic foods of daily life, thus, causing the market division of food in two strands: organic and transgenic. The general objective of this research is to investigate the attitude of supermarket shoppers who buy eventually or always, towards transgenic and organic: what it knows about its characteristics, advantages, risks and identification stamps, and what it feels about them. To reach the objectives here proposed, it was used survey research with 140 people between 20 and 70 yeas of age. The results shows that, by the shoppers, there is more knowledge about organic than about GMOs. In addition, many who knows about transgenics; are aware of the risks they bring to health and; are very interested in bringing the organic to the routine, but are satisfied with the fact that transgenics are present in their daily lives. It was possible to define the lack of knowledge and the price, as the main critical items of distancing from the purchase, and this could represent a great opportunity for the organic market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44958
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_rrserpa.pdf3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.