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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Christian Dennys Monteiro de-
dc.contributor.authorSilva, Emerson Moreira da-
dc.contributor.authorPereira, Gabriel Mesquita-
dc.contributor.authorLima, João Lucas Marinho Silva-
dc.date.accessioned2019-08-23T19:30:09Z-
dc.date.available2019-08-23T19:30:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA,Emerson Moreira da; PEREIRA, Gabriel Mesquita; LIMA, João Lucas Marinho Silva. Desafios da permanência/evasão estudantil na escola em tempo integral: aproximações a partir do Programa Residência Pedagógica.2019. 30 f. TCC (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45092-
dc.description.abstractThe Brazilian educational system, historically, went through constant debates and as a result of them different public policies emerged. The Government of the State of Ceará implemented the policy of vocational schools and full-time schools. Despite its recent application, the impacts caused by the implementation of these school models can already be dimensioned. Even though it is analyzed as an efficient option and yields good results, full-time education still does not include a large part of our students, and this is often due to the conflicting relation between the school model and our socioeconomic reality. Since 2015, the José Valdo Ribeiro Ramos High School, located in the district of Álvaro Wayne, in the city of Fortaleza-CE, has adopted the new full-time regular education system and, as a result, there was an increase in the number of transfers and evasions, in addition to a large reduction in the number of enrollments. This phenomenon affected in several ways the functioning of the school. The following work is a product of the experiences lived in the Programa Residência Pedagógica and was realized in the first half of the year 2019. Through the research, we sought to understand the causes of student deficit and dynamics generated from it, to evaluate policies to combat evasion and transfers, as well as strategies to attract new students and analyze their effectiveness. The methodology was based on documentary analysis, interviews and group conversation to establish a dialogue with the school community. Based on this, it was evidenced how the socioeconomic reality and the uncertainties of non-vocational full-time education regarding the job market negatively impact the number of enrollments. As a result of evasion, transfers and the low number of students enrolled, underutilization of spaces becomes a problem present in the school environment. Throughout the research we were able to understand these phenomena and highlight how the school deals with them and what strategies are used. Thus, despite the difficulties encountered in educational institutions, it was possible to understand that with a joint work among the subjects that are part of the school, one can optimize the school experience and make education meaningful for students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação em tempo integralpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectTransferênciaspt_BR
dc.subjectPolíticas de combatept_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.titleDesafios da permanência/evasão estudantil na escola em tempo integral: aproximações a partir do Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO sistema educacional brasileiro, historicamente, passou por constantes debates e como fruto deles surgiram diferentes políticas públicas. O Governo do Estado do Ceará implementou a política das escolas profissionalizantes e escolas em tempo integral. Apesar de sua aplicação recente, os impactos ocasionados pela implantação desses modelos de ensino já podem ser dimensionados. Mesmo sendo analisada como uma opção eficiente e rendendo bons resultados, a educação em tempo integral ainda não contempla grande parte dos nossos estudantes e muitas vezes isso ocorre pela relação conflituosa entre o modelo de ensino e nossa realidade socioeconômica. Desde 2015, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral José Valdo Ribeiro Ramos, localizada no bairro Álvaro Wayne, na cidade de Fortaleza-CE, adotou o novo sistema de ensino regular em tempo integral e, a partir disso, ocorreu um aumento no número de transferências e evasões, além de uma grande redução no número de matrículas. Este fenômeno afetou de diversas formas o funcionamento da escola. O seguinte trabalho é produto das experiências vividas no Programa Residência Pedagógica e foi realizado no primeiro semestre do ano de 2019. Por meio da pesquisa, buscou-se entender as causas do déficit de alunos e dinâmicas geradas a partir dele, pontuar as políticas de combate à evasão e transferências, além das estratégias para atração de novos alunos e analisar sua eficácia. A metodologia se pautou em uma análise documental, entrevistas e rodas de conversas para estabelecer um diálogo com a comunidade escolar. A partir disso, foi evidenciada a forma como a realidade socioeconômica e as incertezas do ensino em tempo integral não profissionalizante quanto ao mercado de trabalho, impactam negativamente no número de matrículas. Como fruto das evasões, transferências e do baixo número de alunos matriculados, a subutilização dos espaços se torna uma problemática presente no ambiente escolar. Ao longo da pesquisa pudemos compreender esses fenômenos e destacar a forma como a escola lida com eles e quais estratégias são utilizadas em seu combate. Dessa forma, apesar das adversidades encontradas nas instituições de ensino, foi possível compreender que com um trabalho conjunto entre os sujeitos que fazem parte da escola, pode-se otimizar a experiência escolar e tornar a educação significativa para os estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

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