Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45109
Tipo: Resumo
Título: Projeto de redação com aprendizagem cooperativa
Autor(es): Silva, Raquel Garcia da
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: Educação;Redação;Cooperação
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Raquel Garcia da; ANDRADE NETO, Manoel Andrade. Projeto de redação com aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: O projeto de estudo de redação com os alunos do 3º ano da Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, situada no município de Pacajus, corresponde a células autônomas e solidárias de aprendizagem cooperativa (Casa-C) que se desenvolveram a partir do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece). Durante o primeiro semestre de 2016, foram feitas formações com os bolsistas, incluindo estudo dos pilares, das técnicas e das vivências relacionadas à aprendizagem cooperativa. Esta formação objetivava preparar os participantes não só para montar grupos de estudos nas escolas, mas para desenvolver células de aprendizagem cooperativa que trabalhasse também questões relacionadas à responsabilidade, autonomia intelectual e à convivência em grupo, visando desenvolver as habilidades sociais dos participantes, tornando o ambiente de estudo mais agradável. Nesse contexto, é desenvolvido na citada escola estadual, o projeto de redação com cerca de 16 alunos, divididos em dois grupos, que estudam e praticam a escrita de textos do gênero dissertativo-argumentativo voltado para o Enem. Desde a divulgação até o início das atividades já foram percebidas muitas dificuldade relacionadas ao comprometimento de alguns inscritos e à estrutura e funcionamento da escola, mas que vão sendo contornadas principalmente tendo em mente os resultados dos alunos tanto quantitativamente, no caso do aumento das notas, quanto no que se refere à perspectivas e motivações dos estudantes que relatam suas críticas, sugestões e aprovações do que foi estudado, como foi feito esse estudo e como se sentiram por meio do processamento de grupo, gerando mais crescimento pessoal, mais energia para continuidade dos estudos e para a união de esforços em busca do objetivo comum de aprovação na UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45109
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rgsilva.pdf48,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.