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dc.contributor.authorNascimento, Thalyta Vasconcelos do-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.date.accessioned2019-08-28T12:24:15Z-
dc.date.available2019-08-28T12:24:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Thalyta Vasconcelos do; ANDRADE, Francisco Ari de. Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará: instituição formal de ensino. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 719-726.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45204-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMarinhapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleEscola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará: instituição formal de ensinopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo aborda um estudo histórico e pedagógico sobre a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. Temse o objetivo de compreender os aspectos pedagógicos, bem como formativos e históricos da referida instituição. Sabe-se que a citada escola existe desde o ano de 1840, a nível nacional, e no Ceará (então província do Ceará) está presente desde 1864. A metodologia utilizada classificou-se como sendo qualitativa e os métodos usados para a realização da coleta de dados abrangem um levantamento e uma análise curricular e pedagógica. Os sujeitos da pesquisa serão selecionados de acordo com o seguinte perfil: deverão ser egressos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará com pelo menos cinco anos de vivencia como aprendizes. O presente projeto tem em sua fundamentação teórica autores como: Dermeval Saviani, Plácido Aderaldo Castelo, Maria Lúcia de arruda, Pierre Bourdieu entre outros. Em virtude da significância histórica e pedagógica que tal temática impulsiona na sociedade cearense desenvolver-se-á um trabalho de cunho investigativo a fim de contribuir para a valorização pedagógica e histórica da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará e também do patrimônio cultural cearense. O trabalho encontra-se em fase de andamento, tendo em vista que o acesso ao comando da escola em questão é submetido ao comando da Marinha do Brasil. Pode-se concluir, provisoriamente, que a instituição em questão possui uma rica estruturação curricular, o que possibilitará uma relevante pesquisa.pt_BR
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