Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45209
Tipo: Artigo de Evento
Título: Historicizando a política da educação especial no estado do Acre
Autor(es): Gomes, Robéria Vieira Barreto
Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira
Palavras-chave: Educação;Educação especial;Ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: GOMES, Robéria Vieira Barreto; COSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira. Historicizando a política da educação especial no estado do Acre. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 796-806.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a história da política de educação especial no estado do Acre, a partir da década de 1970, principalmente tendo como foco, as concepções dos grupos de poder que, naquele momento histórico, dominavam a rede de ensino do Estado. A escolha deste tema justifica-se por lidarmos, atualmente, com o avanço das políticas públicas para a Educação Especial no Brasil, e o estado do Acre é um ente federado que possui um diálogo muito próximo aos objetivos da União, aderindo aos programas e ações do Ministério da Educação. Dessa forma, o presente artigo considera como pressuposto que a política de educação especial implantada no estado do Acre foi pensada para atender a uma demanda da União e não para resolver os problemas educacionais dos alunos da educação especial. Para subsidiarmos nossa pesquisa utilizamos como aporte teórico-metodológico o ciclo de políticas elaborado por Stephen Ball (1992, 1994) e seus colaboradores. Esse ciclo de políticas constitui uma referência importante para o estudo de políticas públicas e contribui para entender como as políticas são elaboradas, sistematizadas e colocadas em prática. Nesse artigo enfocamos apenas no Ciclo de Políticas o Contexto de Influência. Nossos resultados mostraram que a implantação da educação especial no estado do Acre aconteceu em decorrência de uma política do Governo Federal. Concluímos que aderir a proposta da União, não foi suficiente para resolver os problemas locais referente a educação para o alunado da educação especial, mas, foi um início que despertou entre os profissionais da educação o desejo, o compromisso, a vontade de conhecer como esse aluno aprende e como ele pode ensinar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45209
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_rbvgomes.pdf350,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.