Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45262
Tipo: Resumo
Título: Minha história da dança dançada por mim: uma história de engajamento e protagonismo em artes
Autor(es): Alves, Raquel Maria de Souza
Gadelha, Rosa Cristina Primo
Palavras-chave: Dança;Protagonismo;Minha historia da dança
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALVES, Raquel Maria de Souza; GADELHA, Rosa Cristina Primo. Minha história da dança dançada por mim: uma história de engajamento e protagonismo em artes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Os cursos de graduação em dança da UFC tem apenas cinco anos de existência e é fundamental para a produção de conhecimento e auto conhecimento cientifico nas linguagens em artes do espaço social cultural de Fortaleza. Entretanto é necessário desmistificar alguns aspectos que foram construídos do que se constituiu dança e assim também como essas graduações se configuram. Com um alto índice de evasão dos cursos de alunos do primeiro ano, é necessário que o curso se apresente de uma outra forma e adquirir estratégias de permanência para uma primeira aproximação. O trabalho intitulado Minha História da Dança Dançada por Mim aplicado pela professora Thaís Gonçalves nos anos de 2011 e 2012 inaugurou uma outra relação do fazer dança dos alunos, instaurando uma relação de proximidade, afeto, responsabilidade pela graduação que passaram também pelas noções de temporalidade para os alunos enquanto passado, presente e futuro dançante de sua própria vida. Como metodologia deste trabalho pretendo analisar o reflexo deste trabalho na experiência pessoal, profissional e artística dos alunos que passaram pelo projeto e acompanhar os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Historia e Temporalidade na dança: especificidades de 2016.2. Os resultados desta observação serão em torno de compreender o engajamento pessoal nos cursos de graduação e no cenário artístico fortalezense, entendendo as reais contribuições de desenvolvimento deste trabalho. Pretendo assim colaborar para a afirmação e visibilidade das graduações em Dança buscando estratégias para que outros alunos também o façam e sejam protagonistas de seu próprio percurso dançante que fortalecem consequentemente o cenário artístico da cidade de Fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45262
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rmsalves.pdf48,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.