Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45330
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A compreensão da primeira Lei de Ohm através da proposta metodológica da aprendizagem cooperativa
Autor(es): Rocha, Francisco José da
Santiago, Silvany Bastos
Palavras-chave: Eletrodinâmica;Ensino;Aprendizagem
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: SEDUC
Citação: ROCHA, Francisco José da; SANTIAGO, Silvany Bastos. A compreensão da primeira Lei de Ohm através da proposta metodológica da aprendizagem cooperativa. Revista Docentes, Fortaleza, p.64-74, 2017.
Resumo: Este artigo investiga o ensino da Eletrodinâmica através da construção de projetos de circuitos elétricos envolvendo a exploração das relações entre as grandezas tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica através da primeira lei de Ohm. O trabalho objetivou proporcionar aos alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública estadual em Fortaleza, a compreensão da Primeira Lei de Ohm, através dos princípios da proposta metodológica da Aprendizagem Cooperativa. É uma experiência de natureza qualitativa por levantar elementos a partir da constatação pelo pesquisador através da observação. O método adotado no ensino de Física foi o Investigando em Grupo, no qual estudantes trabalharam juntos em grupos heterogêneos para resolver problemas e concluir um projeto pedagógico. Constatou-se a compreensão do tópico de Física estudado, bem como o desenvolvimento de habilidades sociais pelos alunos. Concluiu-se que o estudo ativo em grupo, realizado de forma cooperativa, elevou o interesse dos alunos para a compreensão dos fenômenos envolvendo a primeira lei de Ohm e que a metodologia aplicada pode ser utilizada em estudos científicos futuros.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45330
ISSN: 2526 2815 (impresso)
2526 4923 (eletrônico)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_fjrocha.pdf95,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.