Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45332
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A revitalização do laboratório de ciências na escola pública do Ceará: a aquisição de dados através da robótica educacional
Autor(es): Rocha, Francisco José da
Palavras-chave: Eletrodinâmica;Aprendizagem
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: SEDUC
Citação: ROCHA, Francisco José da. A revitalização do laboratório de ciências na escola pública do Ceará: a aquisição de dados através da robótica educacional. Revista Docentes, Fortaleza, p. 75-84, 2017.
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência no ensino de Física realizada numa escola pública do estado do Ceará. Procedeu-se a revitalização de aparelhos do laboratório de Ciências através da inovação sobre a aquisição de dados usando componentes da robótica educacional, mediante a plataforma Arduino, complementada pelo programa PLX-DAQ. Especificamente, este trabalho disponibilizou aos alunos das turmas de 1º ano do ensino médio o estudo do movimento acelerado, na unidade cinemática. A inovação constou da aquisição de dados pela placa Arduino UNO e analisadas em uma planilha excel. Possibilitou-se a visualização plena dos dados pelos alunos, permitindo cálculos envolvendo as grandezas tempo, velocidade e aceleração, bem como a construção de gráficos usando os recursos do programa. Constatouse a possibilidade da revitalização dos laboratórios de Ciências da rede estadual com recursos de baixo custo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45332
ISSN: 2526 2815 (impresso)
2526 4923 (eletrônico)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_fjrocha2.pdf232,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.