Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45337
Title in Portuguese: Aplicação do jogo didático protein's race como instrumento facilitador do aprendizado em biologia celular
Author: Ribeiro, Thamyres Gomes
Portela, Juliane da Silva
Gallão, Maria Izabel
Hissa, Denise Cavalcante
Keywords: Ensino
Ludicidade
Síntese Proteica
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: RIBEIRO, Thamyres Gomes; PORTELA, Juliane da Silva; GALLÃO, Maria Izabel; HISSA, Denise Cavalcante. Aplicação do jogo didático protein's race como instrumento facilitador do aprendizado em biologia celular. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract: A Biologia Celular visa o estudo de componentes e estruturas celulares atreladas as suas funções, possuindo assuntos de difícil assimilação por abordar estruturas e processos microscópicos. Métodos lúdicos de ensino são ferramentas alternativas para contornar esse desafio. Sendo assim, no atual estudo, foi elaborado e aplicado o jogo didático PROTEIN’S RACE com o objetivo de facilitar o aprendizado sobre a Síntese Proteica. Cada jogador tem como meta montar primeiro uma das quatro proteínas (queratina, actina, pepsina e trombina) percorrendo o tabuleiro à medida que as perguntas são respondidas corretamente. Para a confecção, foram priorizados materiais de baixo custo e fácil acesso como papelão, cartolina, biscuit etc. Após a confecção, este foi apresentado em aulas de Biologia Celular para turmas de Ciências Biológicas e Biotecnologia. O jogo foi aplicado em dois momentos com cada turma, sendo um antes de apresentar o conteúdo teórico e um após tal apresentação para que se pudessem comparar os resultados. Durante a aplicação, foram observados pontos como o comportamento dos estudantes, jogabilidade e dificuldade dos jogos. Foram utilizados questionários ao final das atividades acerca destes pontos para avaliação dos estudantes. O jogo foi bem recebido pelos alunos logo na primeira aplicação, contudo, apresentaram dificuldade, devido a utilização apenas de conhecimentos oriundos do ensino médio. A avaliação dos estudantes foi positiva, visto que aprovaram os jogos e recomendariam a outros que apresentam dificuldade no assunto. Além disso, esses sugeriram melhorias as quais foram implantadas na segunda aplicação. Nessa o resultado foi ainda melhor já que o jogo serviu como revisão do conteúdo teórico e, na avaliação os estudantes, foi mais útil desse modo. Portanto, pôde-se comprovar a efetividade da utilização de métodos não tradicionais de ensino como os jogos didáticos como objeto de auxilio na aprendizagem do ensino de Biologia Celular.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45337
metadata.dc.type: Outros
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_tgribeiro.pdf50,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.