Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348
Title in Portuguese: Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
Author: Nóbrega, Úrsula Priscyla Santana
Feijão, Daniel Átila
Aguiar, Edilany Moreira Amâncio
Cunha, Moisés Gomes de Holanda
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Keywords: Problem Base Learnig
Planejamento urbano
Transportes
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: NÓBREGA, Úrsula Priscyla Santana; et al. Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: Tradicionalmente, o ensino de Planejamento Urbano tem se detido, em termos acadêmicos, a profissionais formados em arquitetura e urbanismo. No entanto, surgem novas ‘leituras’ do espaço urbano como ‘interfaces’ de outras áreas, como a sociologia, economia, geografia, psicologia e os transportes. O presente estudo envolve estas ‘interfaces’ para a disciplina optativa Planejamento Urbano e os Transportes, dos cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Geografia e Engenharias de Energias e Meio Ambiente, e vem sendo palco de novas incursões pedagógicas e metodológicas de ensino-aprendizagem, com foco na integração conceitual destes cursos. O presente trabalho visa caracterizar e avaliar, mediante método específico, o crescimento do processo de ensino-aprendizagem desta nova disciplina prático-teórica, com vistas a identificar novos formatos, meios e técnicas de ensino dos conteúdos afeitos às duas áreas: Planejamento Urbano e o Planejamento de Transportes. A metodologia empregada evoluiu em fases, desde a aplicação de dinâmicas de grupo, em sala e fora dela, além de seminários baseados em vídeos-documentários de temas afeitos à relação planejamento urbano-transportes. Além disto, as avaliações foram sempre em dois momentos, uma individual e teórica e, a segunda, em grupo, colaborativa e de aplicação da teoria em espaço real da cidade de Fortaleza, em locais de problemas críticos de mobilidade e acessibilidade. Os resultados das análises da pedagogia PBL, Problem Based Learning, aplicada à disciplina, revelou sensíveis melhorias na qualidade dos seus alunos que conseguiram produção científica internacional, além destes estudos terem sido considerados pelo ente gestor de planejamento de transportes da própria instituição e da cidade, vereadores e comunidade dos bairros. O estudo revela, por fim, esta evolução, passando por seus diversos monitores, alunos e produções realizadas, as quais culminam atualmente, em estudo de diagnóstico do tema na UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_upsnóbrega.pdf49,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.