Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348
Tipo: Resumo
Título : Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes
Autor : Nóbrega, Úrsula Priscyla Santana
Feijão, Daniel Átila
Aguiar, Edilany Moreira Amâncio
Cunha, Moisés Gomes de Holanda
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Palabras clave : Problem Base Learnig;Planejamento urbano;Transportes
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : NÓBREGA, Úrsula Priscyla Santana; et al. Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: Tradicionalmente, o ensino de Planejamento Urbano tem se detido, em termos acadêmicos, a profissionais formados em arquitetura e urbanismo. No entanto, surgem novas ‘leituras’ do espaço urbano como ‘interfaces’ de outras áreas, como a sociologia, economia, geografia, psicologia e os transportes. O presente estudo envolve estas ‘interfaces’ para a disciplina optativa Planejamento Urbano e os Transportes, dos cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Geografia e Engenharias de Energias e Meio Ambiente, e vem sendo palco de novas incursões pedagógicas e metodológicas de ensino-aprendizagem, com foco na integração conceitual destes cursos. O presente trabalho visa caracterizar e avaliar, mediante método específico, o crescimento do processo de ensino-aprendizagem desta nova disciplina prático-teórica, com vistas a identificar novos formatos, meios e técnicas de ensino dos conteúdos afeitos às duas áreas: Planejamento Urbano e o Planejamento de Transportes. A metodologia empregada evoluiu em fases, desde a aplicação de dinâmicas de grupo, em sala e fora dela, além de seminários baseados em vídeos-documentários de temas afeitos à relação planejamento urbano-transportes. Além disto, as avaliações foram sempre em dois momentos, uma individual e teórica e, a segunda, em grupo, colaborativa e de aplicação da teoria em espaço real da cidade de Fortaleza, em locais de problemas críticos de mobilidade e acessibilidade. Os resultados das análises da pedagogia PBL, Problem Based Learning, aplicada à disciplina, revelou sensíveis melhorias na qualidade dos seus alunos que conseguiram produção científica internacional, além destes estudos terem sido considerados pelo ente gestor de planejamento de transportes da própria instituição e da cidade, vereadores e comunidade dos bairros. O estudo revela, por fim, esta evolução, passando por seus diversos monitores, alunos e produções realizadas, as quais culminam atualmente, em estudo de diagnóstico do tema na UFC.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_upsnóbrega.pdf49,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.