Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4543
Título: O desenvolvimento e as mudanças de padroes intelectuais
Autor(es): MACHADO NETO, A. L.
Palavras-chave: Vida intelectual
Intelectuais
Profissão
Vocação
Data do documento: 1972
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: MACHADO NETO, A. L. (1972)
Resumo: Sociologia da Vida Intelectual - Tal como se passa com qualquer outro setor destacado do todo social, a vida intelectual, em que pesem suas peculiares características, costuma ser um reflexo do todo coletivo em que assenta. Sociologicamente, ao menos, a chamada República das Letras não é independente da ... outra República. Daí que um dos mais promissores ramos da sociologia do conhecimento se possa constituir em uma sociowgia da vida intelectual, estudo surpreendentemente revelador, que muito haverá de contribuir- quando plenamente desenvolvido - para desvelar muitas razões ocultas e muitas situações aparentemente misteriosas, com que, a cada passo, se defronta o historiador das idéias, sejam estas de quaisquer dos diversos âmbitos da cultura.
Descrição: MACHADO NETO, A. L. O desenvolvimento e as mudanças de padrões intelectuais. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 35-46, 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4543
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_ALMNeto.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.