Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45582
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Agenciando cultura visual para uma narrativa arte/educacional
Autor(es): Sousa, Francisco Herbert Rolim de
Palavras-chave: Cultura visual;Alfabetismo visual;Estética relacional
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: IFCE
Citação: SOUSA, Francisco Herbert Rolim de. Agenciando cultura visual para uma narrativa arte/educacional. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e Docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 199-226.
Resumo: Este estudo traz uma breve abordagem sobre cultura visual e sua ressonância no campo do ensino da Arte. Nesse sentido, leva em conta a expansão de seus conceitos, que passa pela ideia de alfabetização visual, empregada desde os anos 1950, nos Estados Unidos; pelo uso do termo "literacia visual", em Portugal; pela sua adaptação para o Brasil com a "abordagem triangular", pensada por Ana Mae Barbosa, até chegar a uma compreensão de "alfabetismo visual", nos termos idealizados por Fernando Hernández, cujas fronteiras de signos (linguísticos, visuais e performativos) se alargam e se imbricam, como fenômeno de simbiose. Completam esse ponto de vista as ideias de "estética relacional", formuladas por Nicolas Bourriaud, e de "pedagógia tóxica", mencionada por Maria Acaso, com reflexos no modo de como lidamos, no exercício da docência, com a realidade social e as inter-relaçôes humanas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45582
ISBN: 978-85-420-0661-2
Aparece nas coleções:PPGLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_fhrsousa.pdf17,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.