Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4564
Título: Sobral: tentativa de interpretação histórica de sua ação polarizadora sobre a região
Autor(es): BRASIL, João Pompeu de Souza
Palavras-chave: Urbanização Sobral (CE)
Sobral (CE) - História
Sociedade rural - Sobral (CE)
Sociedade colonial - Ceará
Sobral (CE) - desenvolvimento
Data do documento: 1972
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: BRASIL, J. P. S. (1972)
Resumo: O estudo de uma região pode ser feito segundo os mais variados critérios e orientações. Aqui, estamos tentando apresentar a região polarizada pela cidade de Sobral, Estado do Ceará, em uma visão diacrônica da ocupação do território, da emergência do núcleo urbano e da função deste último como centro de organização econômica, social e política da região. Assim, dividiremos o trabalho em itens que tratam de aspectos diversos, porém relacionados, do processo histórico da cidade e de sua região polarizada (1). Não é nossa pretensão analisar, neste artigo, todas as variáveis envolvidas no fenômeno estudado, nem também nos propomos a um estudo profundo e definitivo do mesmo. Utilizamo-nos das informações históricas acessíveis, selecionamos alguns aspectos que nos pareceram relevantes e tentamos explicar o fato desta cidade ter-se desenvolvido excepcionalmente na região e assumido a posição de centro polarizador das atividades sócio-econômicas na mesma. Assim, esperamos que este trabalho sirva tanto como estímulo a novos estudos mais profundos quanto como divulgação de fatos relativos
Descrição: BRASIL, João Pompeu de Souza. Sobral: tentativa de interpretação histórica de sua ação polarizadora sobre a região. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 105-121, 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4564
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_JPSBrazil.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.