Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4570
Título: A influencia dos métodos de ensino sobre as relações interpessoais dos alunos
Autor(es): BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatahy
Palavras-chave: Psicologia da Criança
Sociometria
Educação - métodos de ensino
Métodos de ensino
Educação de crianças
Sociabilidade
Data do documento: 1971
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: BEZERRA DE MENEZES, E. D. (1971)
Resumo: O material dêste artigo foi escrito originalmente na qualidade de relatório de pesquisa que realizamos como trabalho monográfico de conclusão de curso. Com efeito, durante o ano de 1962, participamos, em São Paulo (Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Cidade Universitária) , do "!.0 Seminário para Treinamento de Pessoal em Pesquisas Educacionais", promovido pela UNESCO e o Ministério da Educação e Cultura: o presente trabalho foi apresentado, no final do seminário, à equipe de professôres que, ou contratados pela UNffiSCO ou indicados pela Universidade de São Paulo, orientaram as nossas atividades naquela ocasião. Trata-se, portanto, de material de arquivo que, presentemente, talvez já não ofereça maior interêsse ou devesse ser inteiramente reformulado. No entanto, depois de certas dúvidas a respeito, resolvemos correr o risco de publicá-lo. O leitor mais crítico ou exigente com certeza indagará dos motivos dessa decisão. Responderíamos modestamente que a nossa intenção, ao publicá- lo, é sobretudo didática. Desejamos submetê-lo à análise dos mais experimentados, mas pensamos principalmente em nossos alunos que carecem, em seus trabalhos iniciais, de quadros de referência e de modelos, ainda que para criticá-los ou rejeitá-los posteriormente. De qualquer modo, o assunto do presente relatório, mais por sua natureza do que pelo modo como foi desenvolvido, apresenta uma contribuição teórica relativamente permanente, particularmente do que diz respeito às nossas hipóteses conclusivas, embora reconhéçamos que elas são suficientemente amplas e envolvem aspectos conceituais sistêmicos excessivamente a.brangentes para permitirem um tratamento rigoroso de evidenciação empírica. Isso, porém, não infirma o fato de que procuramos levantar alguns pontos fulcrais
Descrição: BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatay. A influencia dos métodos de ensino sobre as relações interpessoais dos alunos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 15-51, 1971.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4570
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1971_art_EDBMenezes.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.