Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4571
Título: A integração dos intermediarios financeiros num modelo de politica monétaria
Autor(es): UCHOA, José de Freitas
Palavras-chave: Politica monetária
Instituições financeiras
Mercado financeiro
Mercado monetario
Macroeconomia
Data do documento: 1971
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: UCHOA, J. F. (1971)
Resumo: O esfôrço que, há alguns anos, tem sido continuamente desenvolvido no Brasil através do Govêrno, visando a fortalecer e expandir o mercado financeiro e transformá-lo num instrumento válido de política econômica, está a reclamar uma análise aprofundada de seus resultados. Cabe à teoria macroeconômica oferecer os meios de averiguar os efeitos dêste esfôrço empreendido, assim como quantificá-los em têrmos de re:percussão sôbre a renda: é a função do modêlo aqui proposto. Dois pontos de vista da análise monetária são raramente integrados. De um lado, o estudo das condições de neutralidade monetária se limita a esquemas simplistas da criação de ativos: a massa monetária é geralmente dada e o endevidamento das emprêsas é a única variável endógena; os fenômenos de intemediação financeira são tidos como inexistentes, sob o pretexto que se compensam. Pois que tais condições são pouco esclarecedoras para a implantação da política econômica, surge, em contrapartida, a ótica da análise das inst.ituições, cujo funcionamento leva a testar a fragilidade de múltiplos ceteris paribus comumente aceitos .
Descrição: UCHOA, José de Freitas; A integração dos intermediarios financeiros num modelo de politica monétaria. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 161-169, 1971.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4571
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1971_art_JFUchoa.pdf843,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.