Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorne, Leonardo da Silveira-
dc.contributor.authorFernandes, Flávia de Sousa-
dc.date.accessioned2019-09-13T11:32:17Z-
dc.date.available2019-09-13T11:32:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERNANDES, F.S. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45743-
dc.descriptionFERNANDES, F.S. Perfis discentes dos ingressantes do curso de música - licenciatura da UFC/Sobral: as diferenças formativas e curriculares entre os discentes. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2019.pt_BR
dc.description.abstractThe present search has as an objective to know the profile of the incoming students of the Music degree course of UFC/Sobral and comprehend the formative differences found between students that enter with and without previous knowledge; besides searching undestand if the course offers curricular structure to receive that student and also know the pointed and faced difficulties in the begging of the academic route. The methodological procedures used in the search are of the qualitative type, and it was used as a collect source of data a questionary with open and closed questions, which was answered by twenty- five students from the first semester of 2019.The results of this study, were compared, posteriorly, with similar results from previous results. It was found that the majority of students are men, but the search of women is rising every year, arising even a new context of people that do not identify themselves with the gender. They are people of up to 30 years and who entered in the course by vocation, the majority had already a previous knowledge, but those who entered whithout this knowledge afirm to have a institutional support directed to these students. Lastly, it was recommended that this study keep happening, It is interesting that there is a variation during the years and it is interesting for there to be always a better a curricular adaptation to line up with the students necessities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPerfil dos discentes ingressantespt_BR
dc.subjectConhecimento préviopt_BR
dc.subjectEstrutura curricularpt_BR
dc.titlePerfis discentes dos ingressantes do curso de música - licenciatura da UFC/Sobral: as diferenças formativas e curriculares entre os discentes.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como intuito conhecer o perfil dos discentes ingressantes do Curso Licenciatura em Música da UFC/Sobral e compreender as diferenças formativas encontradas entre os estudantes que entram com e sem conhecimento prévio; além de buscar entender se o curso oferece estrutura curricular adequada para receber esse estudante e conhecer também as dificuldades apontadas e enfrentadas no início de seu percurso acadêmico. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa são do tipo qualitativo e foi utilizado como fonte de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, o qual foi respondido por 25 estudantes do primeiro semestre de 2019. Os resultados deste estudo, foram comparados, posteriormente, com os resultados similares de estudos anteriores. Constatou-se que a maioria dos estudantes são homens, mas que a procura de mulheres está aumentando a cada ano, surgindo até um novo contexto de pessoas que não se identificam com gênero. São pessoas de até 40 anos e que entraram no curso por vocação, a grande maioria já tinha um conhecimento prévio, mas aqueles que entraram sem esse conhecimento afirmam ter um apoio institucional direcionado para esses estudantes. Por fim, foi recomendado que esse estudo continue acontecendo, pois há uma variação no decorrer dos anos, sendo interessante que haja sempre uma melhor adaptação curricular para alinhar com as necessidades dos estudantes.pt_BR
Appears in Collections:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_fsfernandes.pdf1,84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.