Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Simone Santos-
dc.contributor.authorSousa, Layane Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-09-13T11:40:25Z-
dc.date.available2019-09-13T11:40:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, L.R. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45746-
dc.descriptionSOUSA, L.R. Coral infantil da escola de música de Sobral: identificando e compreendendo aprendizagens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify and understand the learning present in the activities of the Children's Choir of Escola de Música de Sobral. The universe of this study was limited to children of the choir, their teachers and parents / guardians. A theoretical discussion was held from literature to children’s music, music learning and choir, based on Vigotski's theory of learning (2010). The research is outlined through the case study method. For data collection, instruments as questionnaire and semi-structured interview were used. Some of the procedures sociopoetic research method was used too. The data were divided into categories which in turn were divided into subcategories. All done in accordance with the recurrence of a few points in the speeches and comments of those involved in the research. From the results obtained, it was concluded that the types of learning present in coral are: socialization and music education of children. There is also a sense of engagement and well-being among children of the group.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoral Infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.titleCoral infantil da escola de música de Sobral: identificando e compreendendo aprendizagens.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender as aprendizagens presentes nas atividades do Coral Infantil da Escola de Música de Sobral. O universo desta pesquisa limitou-se às crianças, professores e pais/ responsáveis do referido coral. Foi realizada uma discussão teórica a partir de literaturas sobre musicalização infantil, aprendizagem musical e coral, embasada na teoria de aprendizagem de Vigotski (2010). A pesquisa se delineou através da modalidade de estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como questionário e entrevista semiestruturada. Foram utilizados ainda, alguns procedimentos do método de pesquisa sociopoético. Os dados obtidos foram divididos em categorias que, por sua vez, foram divididas em subcategorias de acordo com a recorrência de alguns pontos nas falas e respostas escritas dos envolvidos na pesquisa. A partir dos resultados alcançados, concluiu-se que os tipos de aprendizagem presentes no coral são a socialização e a musicalização das crianças, havendo também um sentimento de engajamento e bem estar entre as crianças do grupo.pt_BR
Appears in Collections:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_lrsousa.pdf2,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.