Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45752
Title in Portuguese: A Participação em grupos artístico-musicais dos discentes do curso de música – licenciatura da UFC, campus Sobral: investigando práticas e vivências formativas.
Author: Viana, Wellington Freitas
Advisor(s): Oliveira, Marcelo Mateus de
Keywords: Formação docente
Grupos artístico-musicais
Aspectos musicais e sociais
Issue Date: 2018
Citation: VIANA, W.F. (2018)
Abstract in Portuguese: Este trabalho teve como ponto de partida o interesse do autor em compreender qual a relação entre grupos artístico-musicais a formação docente, relação essa que foi de grande importância na sua trajetória. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar o conjunto de experiências que são vivenciadas pelos discentes do curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, a partir da participação em grupos artístico-musicais e como essas vivências influenciam na sua formação docente. A pesquisa qualitativa, o universo de investigação desta pesquisa abrange os discentes do Curso. Identificamos quais os discentes que haviam ou não participado de grupos artístico-musicais durante sua trajetória de formação, analisando como essas práticas os influenciaram e quais aspectos seriam relevantes para a formação docente. No decorrer dessa trajetória investigativa, utilizamos para obtenção desses dados um questionário com algumas questões objetivas e outras subjetivas, o questionário foi enviado para todos os discentes do Curso através de e-mail e foi dado um período de um mês para responderem, para a análise de dados utilizamos uma revisão de literatura para um melhor embasamento e com as respostas dos discentes criamos categorias de acordo com o assunto de cada resposta. Os resultados encontrados foram que as práticas em grupos artístico-musicais serviram de grande influência para a formação dos discentes, foi relatado que a experiência nesses grupos trouxe uma construção de valores sociais nos indivíduos, fazendo com que os auxiliasse no gerenciamento de grupos sociais para uma convivência mais harmoniosa.
Abstract: This work had as its starting point the author's interest in understanding the relationship between artistic-musical groups and teacher training, a relationship that was of great importance in his career. The objective of the research was to identify and analyze the set of experiences that are experienced by the students of the Undergraduate Music Course of the Federal University of Ceará (UFC), Campus Sobral, from participation in artistic and musical groups and how these experiences influence their teacher formation. The research was qualitative, the research universe of this research covers the students of the Course. We identified which students who had or had not participated in artistic-musical groups during their formation trajectory, analyzing how these practices influenced them and what aspects would be relevant to teacher formation. During of this investigative trajectory, we used a questionnaire with some objective and other subjective questions to obtain these data, the questionnaire was sent to all the students of the Course through email and a period of one month was given to answer, for data analysis we used a literature review for a better foundation and with the answers of the students we created categories according to the subject of each answer. The results were that the practices in artistic-musical groups served as a great influence for the formation of the students, it was reported that the experience in these groups brought a social values construction in the individuals, helping them in the management of social groups for a harmonious coexistence.
Description: VIANA, W.F. A Participação em grupos artístico-musicais dos discentes do curso de música – licenciatura da UFC, campus Sobral: investigando práticas e vivências formativas. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45752
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_wfviana.pdf2,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.