Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4576
Título: Messianismo e desenvolvimento
Autor(es): RIBEIRO, René
Palavras-chave: Messianismo
Profecias (Ciências ocultas)
Milenarismo
Movimento Milenarista, Nordeste (Brasil)
Data do documento: 1972
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: RIBEIRO, R. (1972)
Resumo: Desde Max WeberJ que a condição de pária, ou de população marginalizada, ou reduzida à dependência econômica, ou inferiorlzada, vem sendo relacionada com a eclosão de movimentos messiânicos. Quer esteja ela ligada à conquista militar e ao desenraizamento das populações rurais como no caso do messianismo Judeu, ou resulte a privação real ou relativa de uma situação de domínio material e político. ou cultural, como no caso das populações nativas atingidas pela expansão européia no mundo, ou corresponda à intrusão do moderno no tradicional, daí resultando situações de crise, como no caso mais especial dos movimentos "rústicos" do Brasil a dependência econômica, não há negar, ressalta como fator importante, embora, não exclusivo, na sua gênese.
Descrição: RIBEIRO, René. Messianismo e desenvolvimento. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 05-17, 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4576
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_RRibeiro.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.