Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4577
Título: Pespectiva e prospctiva do desenvolvimento brasileiro
Autor(es): CHACON, Vamireh
Palavras-chave: Brasil - Desenvolvimento
Desenvolvimento econômico
Industrialização - Brasil
Data do documento: 1972
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: CHACON, V. (1972)
Resumo: Existem tantas tentativas de interpretação sociológica do Desenvolvimento brasileiro, apesar das e"periências analisadas serem talvez demasiado contemporâneas, que nos animamos também ao mesmo risco, inclusive porque nos parece oportuno propor alguns novos enfoques, embora sem interesses polêmicos. Não cabe, aqui, a discussão em torno das origens últimas da Teoria do Desenvolvimento. Enquanto realidade, este vinha se processando há muito tempo, só depois apreendido em categorias metodológicas. Quando Adam Smith intitulava sua obra máxima Uma indagação acerca da natureza e causas da riqueza das nações, concentrava- se não apenas no aspecto estático, abordado desde pelo menos os mercantilistas, quanto principalmente na dinâmica do processo de enriquecimento, o que constituía uma novidade. Mas seria Joseph Schumpeter quem enfrentou, pela primeira vez, o tema na sua intimidade, com a Teoria do Desenvolvimento econômico em 1911. Nas palavras de um dos seus críticos, para ele o Desenvolvimento foi, pela primeira vez, "uma área especializada de análise econômica".
Descrição: CHACON, Vamireh. Pespectiva e prospctiva do desenvolvimento brasileiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 47-62, 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4577
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_VChacon.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.