Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45773
Tipo: Resumo
Título: Escritores, congressos e o cenário literário em Fortaleza nos anos 1940
Autor(es): Linhares, Francisco David Botelho
Melo, Ana Amélia de Moura Cavalcante de
Palavras-chave: Escritores;Intelectuais;Literatura
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LINHARES, Francisco David Botelho; MELO, Ana Amélia de Moura Cavalcante de. Escritores, congressos e o cenário literário em Fortaleza nos anos 1940. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumo: Em setembro de 1946 realizou-se em Fortaleza, no Palácio do Comércio, o Primeiro Congresso de Escritores do Ceará. Organizado pela Associação Brasileira de Escritores (ABDE), seção do Ceará, o encontro pretendia discutir por meio de três tópicos o papel do trabalhador intelectual em face da literatura, em face do seu meio e em face do mundo, com questões que iam desde a circulação de obras ao papel do escritor em face da política. Estavam presentes nesse congresso de intelectuais Artur Eduardo Benevides, Antônio Girão Barroso, Joaquim Alves, Antônio Martins Filho, Moacir Aguiar, Mario Barata, Fran Martins, Braga Montenegro, Henriqueta Galeno, Cruz Filho, dentre outros. Esta pesquisa pretende, por um lado, analisar a situação dos escritores cearenses em meio ao cenário literário de Fortaleza nos anos 1940, para problematizar o que levou alguns deles a se reunirem nesse congresso, debatendo pautas que tratavam sobre o papel do escritor no Ceará, a valorização de seu trabalho, a importância dos direitos autorais e do apoio do governo na publicação de suas obras, por exemplo. Para compreender melhor tal contexto busca-se analisar notícias, reportagens, resenhas e críticas literárias de periódicos de grande circulação na capital cearense, assim como revistas de cunho especificamente literário, como a Revista CLÃ, com o intuito de observar o modo como os livros desses escritores eram apresentados, além do modo de divulgação de assuntos relacionados à literatura local e nacional. Por outro lado, este estudo busca compreender a posição desse grupo de intelectuais diante das transformações sociais e políticas da década de 1940. Deve-se lembrar que a ABDE em São Paulo organiza o I Congresso em 1945 com claros objetivos políticos frente ao Estado Novo. A Associação era identificada e encontrava-se marcada por suas posições políticas. Portanto, neste estudo pretende-se examinar as relações dos escritores da ABDE do Ceará com o campo político.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45773
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fdblinhares.pdf50,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.