Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45824
Title in Portuguese: Análise da motivação na dinâmica do relacionamento funcional: estudo de caso
Author: Sousa, Maria Hozandira Vasconcelos de
Advisor(s): Ferreira, Luiz Gonzaga Rebouças
Keywords: Motivação no trabalho
Empresas
Inteligencia motivacional
Issue Date: 2008
Citation: SOUSA, Maria Hozandira Vasconcelos de. Análise da motivação na dinâmica do relacionamento funcional: estudo de caso. 2008. 68 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2008.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa foi realizada com o intuito de avaliar a importância que a motivação assume nas empresas. A motivação está contida interiormente nas pessoas e pode ser amplamente influenciada por fontes externas ao indivíduo ou pelo seu próprio trabalho na empresa. Na verdade, as empresas querem funcionários motivados, mas não sabem como fazê-lo. Nem sempre a ação organizacional corresponde ao discurso ou a intenção, e isso ocorre porque ainda não se sabe distinguir entre o que é causa e o que é efeito no comportamento motivado, e também ainda não se descobriu se o comportamento é causado por fatores intrínsecos ou extrínsecos ao indivíduo ou ao grupo. É preciso entender porque algumas pessoas são impulsionadas por um forte desejo de realizar um ótimo trabalho e mantê-lo ao longo do tempo esse impulso de fazê-lo cada vez melhor. Diante disto, junto aos funcionários da Colcci, em Fortaleza, foi realizado um estudo de caso para verificar como os funcionários interagem de forma estruturada, fazendo com que a empresa exista e possa alcançar os seus objetivos organizacionais. Cada pessoa deve ser motivada de forma diferente, pois cada qual tem necessidades e emoções distintas.
Abstract: This research was carried through with intention to evaluate the importance that the motivation assumes in the companies. The motivation is contained interior in the people and can widely be influenced by external sources to the individual or its proper work in the company. In the truth, the companies want motivated employees, but they do not know as to make it. Nor always the organization action corresponds to the speech or the intention, and this occurs because not yet it knows to distinguish between what it is cause and what is effect in the motivated behavior, and also not yet was uncovered if the behavior is caused by intrinsic or extrinsic factors to the individual or the group. She is necessary to understand because some people are stimulated by a strong desire to carry through an excellent work and to keep it throughout the time this impulse to make it each better time. Ahead of this, next to the employees of the Colcci, in Fortaleza, a case study was carried through to verify as the employees interact of structuralized form, making with that the company exists and can reach its organizations objectives. Each person must be motivated of different form, therefore each one has distinct necessities and emotions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45824
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEGE - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_tcc_mhvsousa.pdf733,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.