Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4584
Título: Relações de parentesco e de propriedade nos romances do ciclo da cana de José Lins do Rego
Autor(es): LOPES, José Sérgio Leite
Palavras-chave: Rêgo, José Lins do, 1901-1957 - Crítica e interpretação
Regionalismo na literatura
Patriarcado, Brasil, Nordeste
Familia - Aspectos sociais -, Brasil, Nordeste
Data do documento: 1973
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v42n2
Citação: LOPES, J. S. L. (1973)
Resumo: Os romances de José Lins do Rego que con.stituem o chamado "ciclo da cana" nos fornecem elementos descritivos da "família patriarcal tradicional" brasileira em sua decadência. Através desses elementos se pode discutir e avaliar as teses comumente aceitas sobre esse tipo de família e a anulação da família dos trabalhadores que ela acarreta. (cf. Oliveira Vianna, Gilberto Freyre, Caio Prado Júnior). Os romances descrevem a oomposição e funções da família da casa-grande e a mudança em seu papel correlativamente às transformações econômicas da área, a decadência dos engenhos e surgimento das usinas. Existem também elementos descritivos da família dos trabalhadores. As descrições da família da casa-grande e da família dos trabalhadores não são no entanto homogêneas, e diferem segundo o tipo de narrativa dos diferentes romances (narração na primeira pessoa, por um personagem; narração na teceira pessoa, pelo autor). N'os romances Menino de Engenho, Doidinho e Banguê, toda a vida do engenho é vista através do personagem Carlos de Melo, membro da
Descrição: LOPES, José Sérgio Leite. Relações de parentesco e de propriedade nos romances do "ciclo da cana" de José Lins do Rego. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 45-63, 1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4584
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_JSLLopes.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.