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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Plantin, Rosemeire Selma Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T11:58:03Z | - |
dc.date.available | 2019-09-19T11:58:03Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. Letramento e categorização semântica. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1517-7874 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45900 | - |
dc.description.abstract | Investigation about the influence of the literacy and schooling in the semantic memory structure, more specifically about categorization capacity. The first aim for this work were to see differences between literates and illiterate’s structure of semantic memory. For this, in a Pschycolinguistic and the Cognitive Psychology perspective there are applied a experimental test in 43 subjects with difference schoolarization’s levels. The implications principals founded in this search are which the categorizations of the illiterates are based in the functionless and/ our perceptives propriety. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Categorização semântica | pt_BR |
dc.subject | Visão clássica | pt_BR |
dc.subject | Concepção teórica | pt_BR |
dc.title | Letramento e categorização semântica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Investigação sobre as influências do letramento/escolarização, na estruturação da memória semântica, mais especificamente no tocante à capacidade de categorização. O principal objetivo foi verificar diferenças de estruturação da memória semântica entre letrados e iletrados. Para tanto, com base em estudos em Psicolingüística e em Psicologia Cognitiva, foram aplicados testes experimentais em 43 sujeitos, pertencentes a cinco grupos, tendo como variável principal o nível de escolarização. As principais implicações dos processos de letramento/escolarização na estruturação da memória semântica, encontradas nesta pesquisa, são as de que aqueles que não passaram por esses processos baseiam suas categorizações, preferencialmente, em propriedades funcionais e/ou perceptivas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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