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Title in Portuguese: Biblioteca escolar e a legislação brasileira de educação: um diálogo necessário
Author: Motta, Fernanda Christina Soares da
Advisor(s): Nunes, Jefferson Veras
Keywords: Biblioteca escolar
Legislação brasileira de educação
Bibliotecas escolares em Fortaleza
Issue Date: 2019
Citation: MOTTA, Fernanda Christina Soares da. Biblioteca escolar e a legislação brasileira de educação: um diálogo necessário. 2019. 54f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Portuguese: Apresenta uma reflexão sobre as bibliotecas escolares e as dificuldades encontradas na implementação da lei no 12.244/10 e como isso afeta na sua valorização pela sociedade. Tem como objetivo investigar como as bibliotecas escolares se enquadram dentro da legislação brasileira de educação. A coleta de dados foi feita através de questionário com os alunos da disciplina Atuação e Ética Profissional do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará e entrevista com o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 3a Região. Foram estabelecidas quatro categorias de análise que tratam sobre o perfil do bibliotecário escolar, atuação em bibliotecas escolares, a formação acadêmica e a realidade atual das bibliotecas escolares em Fortaleza. Através de uma breve análise na legislação, verificou-se que a biblioteca escolar não está presente na principal lei que trata da educação no país. Os resultados da coleta de dados indicam que a biblioteca escolar é vista pelos alunos com um bom campo de atuação profissional, apesar da sua desvalorização. No entanto, eles não se sentem totalmente preparados para atuar nesses locais, devido ao papel educacional que o bibliotecário deve exercer, que não é tão exercitado durante a formação acadêmica. Constatou-se que Fortaleza não conseguirá implementar a lei no 12.244/10 no tempo previsto e nem haverá profissionais suficientes para todas as bibliotecas escolares. Conclui-se que tem sido feito esforços para mudar a situação atual, tanto por parte do Conselho Regional de Biblioteconomia quanto do Estado, mas é primordial que haja um planejamento, de forma que seja possível cumprir todos os critérios estabelecidos na lei, no novo prazo estabelecido.
Abstract: It presents a reflection about the school libraries and the difficulties encountered in the implementation of Law no 12.244 / 10 and how it affects the value given by the society. It aims to investigate how school libraries fit within Brazilian education legislation. The data collection was accomplished through a questionnaire with the students of the Professional Ethics class of the Librarianship course of the Federal University of Ceará and an interview with the president of the Regional Council of Librarianship of the third Region. Four categories of analysis were established that deal with the profile of the school librarian, performance in school libraries, academic training and the current reality of school libraries in Fortaleza. Through a brief analysis of the legislation, it was verified that the school library is not present in the main law that deals with education in the country. The results of the data collection indicate that students see the school library as a good field of professional activity, despite its devaluation. However, they do not feel fully prepared to work in these places, due to the educational role the librarian must play, which is scarcely exercised during the academic training. It was verified that Fortaleza will not be able to implement Law 12244/10 in due time and there will not be enough professionals for all school libraries. It is concluded that efforts have been made to change the current situation, both on the part of the Regional Librarianship Council and the State, but it is essential that there be a planning, so that it is possible to fulfill all the criteria established in the law, in the new deadline established.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45920
metadata.dc.type: TCC
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