Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46062
Tipo: TCC
Título: Projeto de melhoria de infraestrutura utilizada como suporte a um sistema de simulação e controle de modelos de processos: da análise do protótipo à modelagem funcional
Autor(es): Guimarães, Manoel Francisco dos Santos
Coorientador: Torres, José Belo
Palavras-chave: Gestão de projeto.;gestão de desenvolvimento de produtos;simulação;controle de processos
Data do documento: 2010
Citação: GUIMARÃES, Manoel Francisco dos Santos. Projeto de melhoria de infraestrutura utilizada como suporte a um sistema de simulação e controle de modelos de processos: da análise do protótipo à modelagem funcional. 2010. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: O desenvolvimento e a aplicação de guias e modelos voltados à gestão de projetos e ao processo de desenvolvimento de produtos têm auxiliado as equipes de projeto a apresentarem soluções que atendam satisfatoriamente às necessidades dos clientes. A principal vantagem desta aplicação encontra-se na integração das ferramentas, habilidades e conhecimentos de equipes multifuncionais na transformação de informações essenciais para o planejamento de todas as fases do ciclo de vida do produto, desde a elaboração da estratégia até a descontinuidade e/ou descarte do produto. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um projeto de melhoria de um protótipo, por meio de um processo formal, de uma infraestrutura utilizada como suporte à simulação e controle de modelos de processos. Para isso, realizou-se uma avaliação dos requisitos inicialmente definidos e uma revisão do escopo com base na observação do funcionamento do protótipo, transformando estes em especificações que serviram com guia à modelagem funcional do produto. Para desenvolvimento da solução, foi consultada a literatura específica, tendo o PMBOK como principal referência na gestão de projeto e as metodologias propostas por Rozenfeld et. al, Pahl et al. e Back et. al,, como principais referências do processo de desenvolvimento de produtos. Estes auxiliaram na elaboração do processo formal, concentrando as atividades em grupos de processos separados em iniciação, planejamento, execução, monitoramente e controle e encerramento. Por fim, a melhoria apresentada após a execução das atividades do processo formal demonstra as vantagens encontradas quando é considerado um processo formal do início do projeto do produto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46062
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_mfsguimarães.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.