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Tipo: Dissertação
Título : Enfermagem no hospital universitário : trajetória histórico-política
Título en inglés: Nursing in university hospital : career history-policy
Autor : Bruno, Mona Lisa Menezes
Tutor: Alves, Maria Dalva Santos
Palabras clave : História da Enfermagem;Equipe de Enfermagem
Fecha de publicación : 2012
Citación : BRUNO, M. L. M. Enfermagem no hospital universitário: trajetória histórico-política. 2012. 226 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumen en portugués brasileño: A História da Enfermagem, em seus distintos contextos, traz a elucidação e interpretação de fatos e acontecimentos oportunizando o entendimento de lacunas existentes na sua evolução, evidenciadas ao longo do tempo, dando condições para reflexão e análise perpassando nas mudanças ocorridas. Este estudo, de cunho histórico-social, teve como propositura reconstituir a História da Enfermagem do Hospital Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, agregando fragmentos de sua trajetória na instituição, desde sua inserção ocorrida em 1952 até 2012. A História Oral foi utilizada como método de pesquisa, e a entrevista, instrumento para coleta de dados. Como fontes primárias foram utilizadas a documentação oral, obtida mediante as entrevistas, e documentos escritos, como legislações, projetos, atas e regimentos. Como fontes secundárias, livros, artigos científicos, dissertações, teses e pesquisas, entre outros materiais que deram subsídios para contemplar o objetivo proposto. O trabalho se debruça nas memórias de enfermeiras que participaram desse processo, no decorrer do referido período, amparado por documentos escritos, iconográficos, que registraram os fatos históricos, e evoca, não somente elementos historicamente construídos pelo grupo em questão, mas destaca a Enfermagem, pelas dimensões do saber-conhecer o passado da profissão. Os resultados mostram que as profissionais de enfermagem pioneiras do Hospital Walter Cantídio delinearam, com galhardia, o desafio das diretrizes do ensino, da pesquisa e assistência, nesta instituição, visando o compromisso profissional. Notabilizamos grandes nomes que abrilhantaram a evolução do Serviço de Enfermagem desta renomada instituição, sempre na perspectiva de diferenciação profissional, através de estratégias para qualificar o cuidado ético. Ao referirmos sobre suas ações, assinalamos o processo da Sistematização da Assistência, que impulsionou e subsidiou o desempenho do trabalho do grupo, que desenvolve um cuidado integral e individual, fundamentado em evidências científicas e no trabalho interdisciplinar. A enfermeira assume o papel de gestora, vislumbrando direcionar as ações do cuidar. Em sua função assistencial, está envolvida no cuidado ao paciente, e é direcionada para o ensino em prol da formação de outros profissionais da área, assumindo inúmeros papéis no contexto da organização desse cuidado, distanciando-se gradativamente das ações diretas ao paciente. Engaja-se na pesquisa fomentando a investigação e estudos que possam ter influência positiva em sua prática assistencial. O desenvolvimento técnico-científico, como uma das suas principais diretrizes, propiciou a capacitação profissional e a humanização do atendimento, fornecendo subsídios à implantação do modelo assistencial institucional e o atendimento ao paciente. Hoje, a Enfermagem contempla e celebra sua trajetória exitosa, nos mostrando suas lições, e, ao mesmo tempo nos guiando a fim de traçarmos novos rumos. Esse grupo sedimenta e amplia conhecimentos, consolidando a prática de assistir, oportunizando o desenvolvimento de habilidades, orientando o respeito na conduta e postura profissionais. Propomos, no entanto, a investigação da delimitação das funções de cada membro da equipe de Enfermagem, enfermeiros, auxiliares e técnicos, quanto às ações que realizam nas unidades de internação. Percebemos que as atribuições designadas a esses profissionais geram sobrecarga de trabalho em torno da Enfermagem, que, acreditamos estar assumindo papéis não próprios da categoria, de forma a favorecer uma reflexão sobre esses papéis e atribuições, a fim de contribuir para a prática assistencial da Enfermagem na instituição.
Abstract: The History of Nursing in its various contexts, behind the elucidation and interpretation of facts and events providing opportunities for the understanding of gaps in their evolution, evidenced over time, giving conditions for reflection and analysis permeating the changes. This study, of historical social, was to reconstitute the initiation of the History of Nursing Walter Cantídio Hospital, Federal University of Ceará, adding fragments of his career at the institution since its insertion occurred in 1952 through 2012. The Oral History was used as a research method, and the interview instrument for data collection. As primary sources were used oral documentation obtained through interviews and written documents, such as laws, projects, acts and regulations. As secondary sources, books, journal articles, dissertations, theses and research, among other materials which gave grants to contemplate the proposed objective. The work focuses on the memoirs of nurses who participated in this process, the propriety of that period, supported by written documents, iconographic, who recorded the historical facts, and evokes not only elements historically constructed by the group in question, but highlights the Nursing by the dimensions of know-know the past of the profession. The results show that professional nursing pioneer Hospital Walter Cantídio outlined, with gallantry, the challenge guidelines in teaching, research, and service in this institution, seeking professional commitment. Stands out big names that punctuated the evolution of the nursing service of this renowned institution, always from the perspective of professional differentiation through strategies to qualify the ethical care. When referring about his actions, noted the process of Care System, who drove and supported the work performance of the group, which develops a comprehensive care and individual, based on scientific evidence and interdisciplinary work. The nurse assumes the role of managing, viewing direct the actions of caring. In his role of care, is involved in patient care, and is targeted for teaching in favor of training other professionals, taking on numerous roles in the organization of care, gradually distancing himself from direct actions to the patient. Engages in research by promoting research and studies which have a positive influence on their practice care. O technical and scientific development, as one of its main lines, provided professional training and humanization of care, providing support to the implementation of institutional care model and patient care. Today, nursing contemplates and celebrates their successful trajectory, showing us its lessons, and at the same time leading us to trace new paths. This group consolidates and expands knowledge, consolidating the practice of watching and the opportunity to develop skills, guiding the respect in professional conduct and attitudes. We propose, however, the research division of the functions of each member of the nursing staff, nurses, and technicians, as the actions they carry out on inpatient units Yeah, it is clear that the tasks assigned to these professionals generate workload around nursing, which, it is believed, is assuming roles not own category. In order to encourage a discussion about these roles and responsibilities in order to contribute to the practice of nursing care in the institution.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4613
Aparece en las colecciones: DENF - Dissertações defendidas na UFC

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