Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46478
Title in Portuguese: O processo de iniciação musical dos jovens músicos na cidade de Irauçuba-CE fomentada pela banda de música Mestre Vino.
Author: Araújo, Jerônimo Teixeira de
Advisor(s): Nascimento, Marco Antonio Toledo
Keywords: Banda de Música
Iniciação musical
Metodologia
Issue Date: 2017
Citation: DE ARAÚJO, J. T.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa objetivou conhecer e detalhar como ocorre o processo de iniciação musical dos jovens músicos, proporcionado pela Banda de Música Mestre Vino, na cidade de Irauçuba-CE. Nela encontra-se uma descrição do funcionamento das bandas de música bem como do seu trajeto histórico, cultural e social. Além disto, apresentam-se possíveis metodologias utilizadas pelo mestre de banda, como também suas formações e qualificações didáticas. Como metodologia, foi utilizado a pesquisa participante, e, através da observação participante e da aplicação de um questionário, conseguiu-se dados relevantes para chegarmos à conclusão dos objetivos. Analisou-se a perspectiva sobre o ensino de música advinda dos alunos da banda através de uma comparação entre os “veteranos” e “novatos”. A partir daí, gerando uma discussão entre o referencial teórico, relato da observação participante e dados coletados com questionários. Com isto, concluímos que a banda em questão adota uma metodologia tradicionalista com características e pensamentos de diferentes modelos metodológicos e didáticos. Ou seja, o mestre de banda acaba desenvolvendo uma metodologia própria. Esta pesquisa nos proporcionou ver a realidade em que se encontra o ensino de música da cidade, em um contexto geral. Porém, motivou-nos a pensar em uma estratégia de melhoria e capacitação para os profissionais que cuidam da Educação Musical deste município.
Abstract: This work aimed to know and detail how occurs the process of musical initiation of the young musicians provided by the Banda de Música Mestre Vino in the city of Irauçuba. There is a description of the functioning of the bands of music as well as of its historical, cultural and social path. Futhermore, it presents possible methodologies used by the masters of band, as well as their formations and didactic qualifications. As methodology, the participant research was applied and through the participant observation and the application of a questionnaire, relevant data were obtained to achieve the conclusion of the objectives. We analyzed the perspective about the teaching of music from the band’s students making a comparing between the "veterans" and "novices". From there, generating a discussion between the theoretical reference, report of participant observation and data collected with questionnaire. Thereby, we conclude that this band in question adopts a traditionalist methodology with characteristics and thoughts of different methodological and didactic models. In other words, the masters of band end up developing their own methodology. This research allowed us to see the reality of the teaching of music in this city, in a general context. However, it motivated us to think of a strategy of improvement and qualification for the professionals who take care of the Musical Education of this city.
Description: DE ARAÚJO, J. T.O processo de iniciação musical dos jovens músicos na cidade de Irauçuba-CE fomentada pela banda de música Mestre Vino. 2017. TCC (Curso de graduação em Música - licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade do Ceará, Sobral, 2017
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46478
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_jtaraujo.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.