Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46602
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Responsabilidade social e competências em informação na biblioteca multinível
Autor(es): Almeida, Jobson Louis Santos de
Freire, Gustavo Henrique de Araújo
Palavras-chave: Ciência da Informação;Responsabilidade Social;Biblioteca multinível
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Informação em Pauta
Citação: ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Responsabilidade social e competências em informação na biblioteca multinível. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2019.
Resumo: Objetiva apresentar reflexão teórica sobre a responsabilidade social e as competências em informação na biblioteca multinível. Discute o lado social da Ciência da Informação e o conceito de biblioteca multinível, perpassando por uma análise do processo de inclusão/exclusão que ocorre a partir do surgimento desse novo tipo de biblioteca com a criação dos Institutos Federais em 2008 no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizado um recorte temporal de 2008 a 2018 no Portal de Periódicos da CAPES, com a finalidade de verificar publicações na Ciência da Informação, seus principais autores e as abordagens existentes que relacionam o desenvolvimento de competências em informação com a responsabilidade social da biblioteca multinível. Foram realizadas buscas por termos isolados e combinados. A escolha dos termos levou em consideração os termos expressos na missão e nos valores comumente encontrados nessas unidades de ensino, obtidos a partir de uma pesquisa documental. O artigo aponta estudos e pesquisas viáveis para o campo da Ciência da Informação numa perspectiva social, visando ao aperfeiçoamento da atuação da biblioteca multinível frente às questões de inclusão e a compreensão por parte da comunidade científica sobre o papel social da biblioteca multinível, seus desdobramentos e suas implicações teóricas e práticas na sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46602
ISSN: 2525-3468 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jlsalmeidajhafreire.pdf526,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.