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dc.contributor.advisorSilva Filho, José Carlos Lázaro da-
dc.contributor.authorSouza, Daniel Façanha Rocha de-
dc.date.accessioned2019-10-09T18:21:32Z-
dc.date.available2019-10-09T18:21:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, D. F. R. Inovação em órgãos públicos de controle: a implantação do centro de pesquisa e inovação do Tribunal de Contas da União. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46645-
dc.description.abstractThe creation of the Centro de Pesquisa e Inovação (CePI) at Tribunal de Contas da União took place in 2015 with the aim of promoting and supporting the conception, development and application of new ideas and techniques to the activities of a government oversight body (BRASIL, 2015b). In order to analyze innovation in the public sector, Isidro-Filho (2017) established an applicable model in the federal public administration to describe the innovative process composed of antecedents of innovation; activities related to the innovation cycle; capabilities or resources for innovation; and results or impacts of innovation. Thus, the purpose of this study is to analyze the process of creating an innovation laboratory to assist in the innovative process in a public control body. Therefore, a study case was carried out through field and documentary research at the Tribunal de Contas da União, and also a qualitative study having as unit of analysis the Tribunal de Contas da União, using as main instrument of data collection the application of a questionnaire built based on the framework developed by Isidro- Filho (2017) applicable to Brazilian federal public administration. The results of the analyzes show that the main antecedent of the creation of CePI was the political impulse. The main barrier and the main facilitator were, respectively, the overlap of competencies and the choice of the members of CePI. With regard to co-creation, NESTA played a fundamental role in the conception of CePI in training and coaching in order to assimilate the methodology developed by that institution. In terms of innovation capacity, mainly transformative leadership and the strategic intention to innovate were identified. With respect to the innovation process to create CePI, the ideation was mainly supported of benchmarking with private companies and other innovation laboratories, in particular NESTA, with its diffusion in different ways (intranet and success of the works carried out). In addition, co-creation during the innovation process was verified through interorganizational learning among public organizations. The results obtained by TCU with the creation of CePI can be seen in the improvement of work processes; in greater efficiency and effectiveness by indirectly leveraging its objectives; increase their visibility; in the realization of new partnerships as a result of the creation of CePI; and improvement in working conditions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInovação no setor públicopt_BR
dc.subjectCePI. coLAB-ipt_BR
dc.subjectTribunal de Contas da Uniãopt_BR
dc.titleInovação em órgãos públicos de controle: a implantação do centro de pesquisa e inovação do Tribunal de Contas da Uniãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA criação do Centro de Pesquisa e Inovação (CePI), no Tribunal de Contas da União, ocorreu em 2015 com o objetivo de promover e suportar a concepção, o desenvolvimento e a aplicação de novas ideias e técnicas às atividades de um órgão de fiscalização governamental (BRASIL, 2015b). Com objetivo de analisar a inovação no setor público, Isidro-Filho (2017) estabeleceu um modelo aplicável na administração pública federal para descrever o processo inovativo composto por antecedentes da inovação; atividades relativas ao ciclo de inovação; capacidades ou recursos para inovação; e resultados ou impactos da inovação. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo é analisar o processo de criação de um laboratório de inovação para auxílio no processo inovativo em um órgão público de controle. Para tanto, foi realizado um estudo de caso por meio de pesquisa de campo e documental no Tribunal de Contas da União. Além disso, a presente pesquisa é classificado como um estudo de caso qualitativo, tendo como unidade de análise o Tribunal de Contas da União, em que foi utilizado, como principal instrumento de coleta de dados, a aplicação de um questionário construído com base no framework desenvolvido por Isidro-Filho (2017), aplicável para administração pública federal brasileira. Os resultados das análises mostram que o principal antecedente da criação do CePI foi o impulso político. A principal barreira e o principal facilitador foram, respectivamente, a sobreposição de competências e a escolha dos integrantes do CePI. Com relação à co-criação, o NESTA teve papel fundamental para a concepção do CePI ao treinar e realizar coaching com o objetivo de assimilar a metodologia desenvolvida por tal instituição. Quanto à capacidade de inovação, foram identificadas principalmente a liderança transformadora e a intenção estratégica de inovar. Quanto ao processo de inovação para criar o CePI, a ideação contou, principalmente, com a realização de benchmarking com empresas privadas e com outros laboratórios de inovação, em especial, o NESTA, ocorrendo sua difusão por diferentes formas (intranet e sucesso dos trabalhos realizados). Além disso, foi verificado a co-criação durante o processo de inovação por meio de uma aprendizagem interorganizacional entre as organizações públicas. Os resultados obtidos pelo TCU com a criação do CePI podem ser vistos na melhoria de processos de trabalho; numa maior eficiência e efetividade ao alavancar indiretamente os seus objetivos; no aumento da sua visibilidade; na realização de novas parcerias em decorrência da criação do CePI; e na melhoria das condições de trabalhos.pt_BR
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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