Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46665
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tradução de De l’ontologie à la technologie: les tendances de la société industrielle de Hebert Marcuse
Autor(es): Dias, João Paulo Andrade
Palavras-chave: Sociedade;Período Industrial
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: MARCUSE, Herbert. De l’ontologie à la technologie. Les tendances de la société industrielle. Arguments, Paris, vol.4, nº 18, p. 54-59, 1960. Tradução de: DIAS, João Paulo Andrade. Da ontologia à tecnologia. As tendências da sociedade industrial. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 8, n. 14, p. 310-319, jan./jul. 2019.
Resumo: As páginas seguintes apresentam ideias desenvolvidas durante um curso ocorrido em 1958- 59, na École Pratique des Hautes Études. Elas fazem parte de um livro – a publicar – que se dedica ao estudo de certas tendências fundamentais da sociedade industrial mais avançada, particularmente a dos Estados Unidos.1 Essas tendências parecem engendrar um modo de pensamento e de comportamento que reprime ou rejeita todos os valores, aspirações e ideias que não estão conformes à racionalidade dominante. Consequentemente, uma dimensão inteira da realidade humana se encontra suprimida: a dimensão que permite aos indivíduos e às classes desenvolver uma teoria e uma prática de superação e arrostar [envisager] a “negação determinada” de sua sociedade. A crítica radical, a oposição eficaz – tanto intelectuais quanto políticas – agora se encontram integradas ao status quo; a existência humana parece se tornar “unidimensional”. Uma tal integração não se explica apenas pelo surgimento da mass culture, do Organization man, dos Hidden Persuaders etc. Essas noções pertencem a uma interpretação puramente ideológica, que ignora a análise dos processos fundamentais: os processos que solapam o alicerce sobre o qual a oposição radical poderia se desenvolver. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46665
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jpadiasdepereira.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.