Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46832
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Metaterminologização, metavocabularização: aspectos intertextuais e interdiscursivos da dinâmica do léxico
Autor(es): Barbosa, Maria Aparecida
Palavras-chave: Linguística;Ciência - terminologia;Vocabulário;Sociolinguística
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citação: BARBOSA, Maria Aparecida. Metaterminologização, metavocabularização: aspectos intertextuais e interdiscursivos da dinâmica do léxico. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, n. 1, v. 2, p. 74-77, 2000.
Resumo: Este trabalho propôs-se a examinar alguns aspectos relevantes do processo de constituição e permanente reconstituição das terminologias e metalinguagens técnico-científicas. De fato, o estudo dos processos de constituição do conjunto terminológico de áreas do conhecimento tem grande relevância, no âmbito das pesquisas terminológicas. Analisamos nesta pesquisa, de um lado, a natureza dos termos que integram os universos de discurso técnico-científicos, com vistas à proposição de uma taxionomia; de outro lado, a dinâmica dos processos de transposição de termos entre áreas científicas e tecnológicas, da transposição de vocábulos da língua geral para as metalinguagens técnico-científicas e de termos das linguagens especializadas para a língua geral. Observaram- se certos fenômenos de variação sociolinguística nas linguagens de especialidade, assim como mecanismos de passagem da linguagem banal para as linguagens técnico-científicas e vice-versa. Foi possível construir um modelo que procura dar conta da dinâmica dessas transposições e dos graus de cientificidade e/ou banalização dos termos técnico-científicos, ao longo de um eixo ou continuum entre esses parâmetros. Destacamos, aqui, os seguintes aspectos: 1) O discurso metalinguístico de uma ciência ou de uma tecnologia; 2) Tipologia dos processos de terminologização e de vocabularização; 3) Relações entre o conjunto termo e o conjunto vocábulo: graus de terminologização e de banalização.
Résumé: Ce travail se propose d'examiner quelques relations entre le statut du terme, du langage technique et scientifique, et le statut du vocable, dans Ia langue courante, certains aspects des procédés de terminologisation et de banalisation, ainsi que des mécanimes de transfert qui se vérifient entre les langages de spécialité et Ia langue générale, pour proposer une formalisation de I' axe et des dégrées existant entre le caractère technique et scientifique, d'un côte, et les formes dites 'banales', d'un autre côté, c'est-à-dire, des mouvements de terminologisation / vocabularisation, metavocabularisation / metaterminologisation / banalisation, en fonction des univers de discours et des situations de discours.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46832
ISSN: 1517-7874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_mabarbosa.pdf6,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.