Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46856
Tipo: TCC
Título: Núcleo de desenvolvimento infantil: uma alternativa humanizada para a saúde da criança
Autor(es): Ximenes, Carolina Gomes Leal
Orientador: Leite, Renan Cid Varela
Palavras-chave: Centro integrado de saúde;Arquitetura humanizada;Arquitetura bioclimática;Estimulação Precoce
Data do documento: 2019
Citação: XIMENES, C.G.L. Núcleo de desenvolvimento infantil: uma alternativa humanizada para a saúde da criança. 2019. 96 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A temática central está pautada na grande necessidade de mudança de paradigma na produção de arquitetura de saúde, na qual espaços de feições assépticas e estéreis ainda são replicados, descartando – muitas vezes– as reais necessidades de acolhimento do paciente.A íntima relação entre o bem-estar, o tratamento e a recuperação encontra na arquitetura uma forma de manifestar-se, onde o espaço - quando bem condicionado e adequado as demandas do paciente - ao possibilitar uma atmosfera acolhedora e geradora de bem-estar social é capaz de produzir efeitos positivos a saúde. Assim, aliando uma identificação pessoal pelo tema a uma problemática da cidade, propõe-se um equipamento destinado ao público infantil, cuja relevância está na alternativa de ampliar o acesso e a resolubilidade das ações de assistência à criança em Fortaleza, além de estar em concordância aos programas e ações municipais e estatais para este eixo da saúde.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46856
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_cglximenes.pdf2019_cglximenes.pdf41,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.