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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Biatriz de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Denize de Melo-
dc.contributor.authorTahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Marcos Antônio Martins-
dc.date.accessioned2019-10-18T18:12:28Z-
dc.date.available2019-10-18T18:12:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Biatriz de Souza; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.pt_BR
dc.identifier.issn978-85-61693-24-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46936-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUERNpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectDiscentept_BR
dc.titleAvaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo surgiu pela motivação em compreender as concepções de avaliação que possuem professores e alunos do curso de pedagogia, assim, objetivou-se apresentar as percepções de ambos os sujeitos sobre avaliação do ensino aprendizagem. Para tanto, percorreu considerações teóricas no tocante à a avaliação educacional, tratando seu histórico e elencando reflexões dos seguintes autores: Vianna (2000); Luckesi (2011); Demo (2010); Rabelo (1998); Antunes (2002); Oliveira(2004); Werneck (2002); Libâneo (1994), Freire (2015); Depresbiteris (1989). Com vista ao alcance do objetivo proposto, foi realizada uma coleta em campo, no qual foi aplicado questionário que utilizou a escala Likert (NOGUEIRA, 2002) de forma amostral aos docentes orientadores do semestre 2017.2 (n=10), porém tendo participação de 90% (n=9) e discentes (n=40), com 50% de participantes do estudo (n=20) do curso de pedagogia noturno em um IES privada localizada na cidade de Fortaleza no Ceará. Por fim, o levantamento realizado tem uma abordagem quanti-qualitativa, com a proposta da escala, transformou-se o levantamento quantitativo em qualitativo com as percepções e reflexões do grupo pesquisado, aqui professores e alunos do curso de pedagogia. Podem-se observar colocações feitas pelos sujeitos pesquisados quanto à avaliação do ensino e aprendizagem, analisando a relação percepção quanto à teoria com olhar na prática ou vivência desses sujeitos.pt_BR
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