Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47129
Tipo: TCC
Título: Pesca artesanal do município de Aquiraz - Ceará
Autor(es): Leite, Lucas Viana
Orientador: Marinho, Reynaldo Amorim
Palavras-chave: Pesca artesanal;Aquiraz;Artes de pesca
Data do documento: 2010
Citação: LEITE, Lucas Viana. Pesca artesanal do município de Aquiraz - Ceará. 2010. 42 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: No Brasil a pesca artesanal desempenha importante papel na atividade extrativista, contribuindo para a produção de alimentos sob a forma de pescado, proporcionando a geração de trabalho a baixos custos. No Ceará a pesca artesanal é responsável por 92% da pesca extrativista do Estado. 0 trabalho tem como objetivo gerar informações sobre os aspectos da pesca artesanal do município de Aquiraz — Ceará, do ponto de vista tecnológico e da ictiofauna capturada. 0 município de Aquiraz, localizado no litoral leste do Estado, conta com 202 embarcações (jangadas, paquetes, botes à remos), distribuídas em seus 36 km de praias (Porto das Dunas, Prainha, Presidio, Iguape, Barro Preto e Batoque). A produção de pescado do município atingiu 450,9 toneladas em 2008, sendo em 2003 observado a maior produção dos últimos 8 anos, correspondendo a 535,8 toneladas. As artes de pesca mais atuantes na captura de pescado no município foram a linha de mão e a rede de espera, as capturas com essas duas artes corresponderam 80,72% e 15,28% da produção de pescado do município em 2008, respectivamente. Figuram entre as mais capturadas 15 espécies de acordo com as series históricas de produção do município. Sao elas o ariacó (Lutjanus synagris), a albacora (Thunnus sp.), as arraias (Dasyatis sp.), o beijupird (Rachycentron canadum), a biquara (Haemulon plumieri), o calco, a cavala (Scomberomorus cavalla), o camurim (Centopomus sp.), a cioba (Lutjanus analis), o dourado (Coryphaena hzppurus), a guaiuba (Ocyurus chrysurus), a garajuba (Caranx crysos), as lagostas (Panulirus sp.), a sardinha (Opisthonema oglinum) e a serra (Scomberomorus brasiliensis). A saber, da importância da pesca artesanal para o município de Aquiraz, é fundamental o aprofundamento dos estudos da ictiofauna da região, no objetivo de fornecer informações pertinentes para o entendimento deste ecossistema e para a gestão pública deste setor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47129
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_lvleite.pdf20 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.