Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47278
Title in Portuguese: Geração Z e o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de biologia
Author: Sousa, Sandrielle da Silva
Advisor(s): Lima, Luciana de
Keywords: Ensino de Biologia
Aprendizagem de Biologia
Metodologias de Ensino
Tecnologias Digitais
Prática Docente
Issue Date: 2016
Citation: SOUSA, Sandrielle da Silva. Geração Z e o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de biologia. 2016. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Portuguese: Muitos professores relatam dificuldades ao lecionar para os alunos da geração atual (geração Z). Esses alunos têm uma forma diferente de pensar e agir, o que influencia a efetividade dos métodos de ensino mais tradicionais meramente expositivos. O trabalho apresenta como objetivo analisar de que forma a metodologia utilizada pelo professor nas aulas de Biologia, dentro do contexto das tecnologias digitais, influencia a forma como os alunos se mobilizam a participar das aulas. A pesquisa foi realizada com alunos e professores em cinco turmas de Biologia de uma escola de ensino público e tem um caráter de pesquisa Survey (levantamento de dados). O estudo acontece através da análise de questionários aplicados a 136 alunos e 5 professores em outubro de 2015. Com os resultados, percebeu-se a relação que alunos e professores mantêm com as tecnologias digitais dentro e fora das aulas de acordo com suas gerações. Obteve-se a visão de ambos sobre metodologias utilizadas nas aulas de Biologia e como esse aspecto influencia o comportamento dos alunos, além de contribuir para a reflexão de como as TDICs poderiam ser melhor aproveitadas no âmbito da docência. A pesquisa fornece subsídios para que se pense sobre uma nova prática educativa, que seja substancial, significativa e favoreça a autonomia do aluno através do uso de tecnologias digitais. Pretende-se a partir dos resultados obtidos, ampliar a pesquisa sobre a Geração Z e o uso das tecnologias digitais no contexto escolar através do desenvolvimento de um trabalho de pós-graduação.
Abstract: Many teachers report difficulties in teaching students of the current generation (Generation Z). These students have a different way of thinking and acting, which influences the effectiveness of traditional teaching methods, merely expository. The objective of the study is analysis how the methodology used by the teachers in biology classes, in the context of digital technologies, influence the way students are mobilized to participate. The study is a survey research conducted with students and teachers in five biology classes in a public school in Fortaleza. The study takes place through the analysis of questionnaires applied to 136 students and 5 teachers in October 2015. The results realized the relationship that students and teachers keep with digital technologies within and outside the classroom according to their generations, was obtained the vision of they both on methodologies used in biology classes and how it influences the behavior of students, and contribute to the reflection of how Digital ICT ( Digital Information and Communications Technology) could be better used. The survey provides information to reflect about a new educational practice, which is substantial, significant and promote the autonomy of the students through the use of digital technologies. It is intended to expand the research on generation Z and the use of digital technologies at school through a post-graduate study.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47278
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_sssousa.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.