Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47312
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Blends lexicais e neologismos: alguns conceitos e problematizações
Autor(es): Lima, Rafael Prearo
Palavras-chave: Lexicologia;Blend lexical;Neologismo
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: LIMA, Rafael Prearo. Blends lexicais e neologismos: alguns conceitos e problematizações. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 38-56, set./dez. 2019.
Resumo: O processo de formação neológica é um indicativo da dinamicidade das línguas: à medida que a sociedade muda, novas palavras são necessárias para descrever tais mudanças. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é observar a formação de neologismos a partir de um processo de formação de palavras, o blend lexical (ou cruzamento vocabular). Para isso, primeiramente apresentaremos e discutiremos alguns conceitos do campo de estudos lexicológicos a respeito de neologismos e de como identificá-los. Depois, apresentaremos o conceito de blends lexicais e como estes são formados. Em seguida, analisaremos ocorrências de blends lexicais entre a palavra “crente” e outras palavras, discutindo se essas ocorrências podem ou não ser consideradas como neologismos. Tais blends foram coletados a partir de postagens da rede social Twitter e selecionados conforme o significado pudesse ser evidenciado a partir de seu uso. Como base teórica, usaremos as definições de neologismos a partir de Rey (1976), Alves (1996, 2001, 2007), Rio-Torto (2007) e Cano (2007), além de considerarmos os estudos de Gonçalves (2003, 2006, 2012) a respeito de blends lexicais. A partir das atuais definições do conceito de neologismo, a análise aponta a dificuldade de precisar os blends lexicais como um fenômeno neológico, indicando a necessidade de aprofundamento teórico para melhor delimitar a identificação de tal fenômeno.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47312
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_rplima.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.