Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47389
Title in Portuguese: O uso do Twitter como ferramenta de aprendizagem incidental no multiletreamento em inglês em para alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais.
Title: Using Twitter as an Incidental English Learning Tool for Digital Media and Systems Students.
Author: Aires, Isadora Santigo
Advisor(s): Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Keywords: Aprendizagem incidental
Multiletramento
Twitter
Aprendizagem de segunda língua
Issue Date: 2018
Citation: AIRES, Isadora Santigo. O uso do Twitter como ferramenta de aprendizagem incidental no multiletreamento em inglês em para alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais. 2018. 130 f. Monografia (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: Este trabalho detalha o processo de pesquisa empreendido para identificar possíveis situações e multiletramento incidental em língua inglesa por alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais no Twitter. Após estudo das teorias apresentadas por Delors et al. (1998), Flach e Antonello (2010), Hulstijn (2003), Lévy (1999), Marsick e Watkins (2001), Morin (2000), Primo (2000, 2017), Recuero (2009), dentre outros, foi realizada uma pesquisa multimetodológica de caráter qualitativo dividida em duas fases. Na fase inicial, assumiu-se a posição de pesquisador silencioso para realizar uma pesquisa de análise de conteúdo das publicações de quatro estudantes observados no Twitter por um período de 50 dias, registrando contatos dos estudantes com microtextos em inglês. A partir dos dados coletados e de revisão da literatura sobre o assunto, montou-se um roteiro de questões a ser organizado em entrevista individual com cada aluno, a fim de melhor compreender o que foi observado na fase anterior. Durante a fase de entrevistas, verificou-se a existência de algumas situações de aprendizagem incidental da língua inglesa no Twitter através de contatos inesperados com expressões desconhecidas, e ainda de fatores organizacionais do próprio Twitter e características de cada indivíduo que facilitaram a ocorrência de multiletramento incidental, como a existência de conhecimento prévio na língua inglesa advindo de aprendizagem formal e a existência de interesse em aprender significados de palavras, siglas e expressões desconhecidas escritas em língua estrangeira.
Abstract: This study details the research process undertaken to identify possible situations of incidental multiliteracy in English by Systems and Digital Media students on Twitter. After studying the theories presented by Delors et al. (1998), Flach and Antonello (2010), Hulstijn (2003), Lévy (1999), Marsick and Watkins (2001), Morin (2000), Primo (2000, 2017), Recuero (2009), among others, a multimethodological qualitative research was conducted in two stages. In the first stage, the posture of a lurker researcher was adopted to conduct a content analysis of the publications made by four students observed in Twitter for a period of 50 days, registering whenever the students came in contact with microtexts written in English. Through the data collected in this period and revision of the literature on the subject, a list of questions was put together, to be later organized in an individual interview with each student, aiming to better understand what was observed in the previous stage. During the interviewing stage, it was verified that some situations of incidental learning of English on Twitter through unexpected contact with unknown expressions did exist, as well as organizational factors of Twitter itself and characteristics of each individual that facilitated the occurrence of incidental multiliteracy, such as the existence of previous knowledge on the English language acquired through formal learning and the existence of the desire to learn the meaning of unknown words, acronyms and expressions written in a foreign language.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47389
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_isaires.pdf4,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.