Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Andrea Pinheiro Paiva-
dc.contributor.authorAires, Isadora Santigo-
dc.date.accessioned2019-11-04T16:10:44Z-
dc.date.available2019-11-04T16:10:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAIRES, Isadora Santigo. O uso do Twitter como ferramenta de aprendizagem incidental no multiletreamento em inglês em para alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais. 2018. 130 f. Monografia (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47389-
dc.description.abstractThis study details the research process undertaken to identify possible situations of incidental multiliteracy in English by Systems and Digital Media students on Twitter. After studying the theories presented by Delors et al. (1998), Flach and Antonello (2010), Hulstijn (2003), Lévy (1999), Marsick and Watkins (2001), Morin (2000), Primo (2000, 2017), Recuero (2009), among others, a multimethodological qualitative research was conducted in two stages. In the first stage, the posture of a lurker researcher was adopted to conduct a content analysis of the publications made by four students observed in Twitter for a period of 50 days, registering whenever the students came in contact with microtexts written in English. Through the data collected in this period and revision of the literature on the subject, a list of questions was put together, to be later organized in an individual interview with each student, aiming to better understand what was observed in the previous stage. During the interviewing stage, it was verified that some situations of incidental learning of English on Twitter through unexpected contact with unknown expressions did exist, as well as organizational factors of Twitter itself and characteristics of each individual that facilitated the occurrence of incidental multiliteracy, such as the existence of previous knowledge on the English language acquired through formal learning and the existence of the desire to learn the meaning of unknown words, acronyms and expressions written in a foreign language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem incidentalpt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectAprendizagem de segunda línguapt_BR
dc.titleO uso do Twitter como ferramenta de aprendizagem incidental no multiletreamento em inglês em para alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho detalha o processo de pesquisa empreendido para identificar possíveis situações e multiletramento incidental em língua inglesa por alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais no Twitter. Após estudo das teorias apresentadas por Delors et al. (1998), Flach e Antonello (2010), Hulstijn (2003), Lévy (1999), Marsick e Watkins (2001), Morin (2000), Primo (2000, 2017), Recuero (2009), dentre outros, foi realizada uma pesquisa multimetodológica de caráter qualitativo dividida em duas fases. Na fase inicial, assumiu-se a posição de pesquisador silencioso para realizar uma pesquisa de análise de conteúdo das publicações de quatro estudantes observados no Twitter por um período de 50 dias, registrando contatos dos estudantes com microtextos em inglês. A partir dos dados coletados e de revisão da literatura sobre o assunto, montou-se um roteiro de questões a ser organizado em entrevista individual com cada aluno, a fim de melhor compreender o que foi observado na fase anterior. Durante a fase de entrevistas, verificou-se a existência de algumas situações de aprendizagem incidental da língua inglesa no Twitter através de contatos inesperados com expressões desconhecidas, e ainda de fatores organizacionais do próprio Twitter e características de cada indivíduo que facilitaram a ocorrência de multiletramento incidental, como a existência de conhecimento prévio na língua inglesa advindo de aprendizagem formal e a existência de interesse em aprender significados de palavras, siglas e expressões desconhecidas escritas em língua estrangeira.pt_BR
dc.title.enUsing Twitter as an Incidental English Learning Tool for Digital Media and Systems Students.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_isaires.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.